ROMA, 13 FEV (ANSA) – Um resultado histórico marcou a patinação artística individual masculina nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina nesta sexta-feira (13) com o ouro de Mikhail Shaidorov, atleta do Cazaquistão, o primeiro do país no esporte. Como se não bastasse, o favorito ao topo do pódio, o americano Ilia Malinin, terminou em oitavo, após uma sequência de falhas.
Com uma apresentação impecável e surpreendente, o jovem cazaque de 21 anos foi às alturas não apenas nos saltos, como também na pontuação, ao ultrapassar todos os concorrentes e chegar a 291,58 pontos.
A vitória de Shaidorov não só marcou o ouro inédito para o Cazaquistão em patinação artística, como quebrou um jejum de 32 anos do país em faturar a principal medalha nos Jogos de Inverno, após Vladimir Smirnov ter conseguido o feito no esqui cross-country em 1994.
O Japão completou o pódio da prova, com as ótimas apresentações de Yuma Kagiyama, segundo colocado, com 280,06 pontos, e de Shun Sato, com 274,90.
A grande promessa do dia, Malinin, o último a se apresentar entre 24 patinadores, decepcionou. Tido como o único capaz de executar o backflip, ou o salto mortal para trás, o americano errou diversas vezes em movimentos básicos do esporte, chegando a cair uma vez.
Apesar de ter realizado o backflip, Malinin terminou em oitavo lugar, com 264,49 pontos, pouco à frente do italiano Daniel Grassl, com 263,71, a melhor pontuação do país anfitrião na disputa. (ANSA).