Sensibilidade, irritação e dores nos mamilos podem ser um pesadelo para qualquer mulher. Afinal, por não se tratar de algo comum, quais poderiam ser as razões de tais desconfortos? 

+ Preservação do mamilo nas mastectomias do câncer de mama: é possível?

+ Mamilos invertidos: por que você deve (ou não) se preocupar

Como uma zona erógena, os mamilos são áreas ultrassensíveis. “A dor no mamilo pode ser dividida em dor relacionada à amamentação e ao período pós-parto e dor em outros contextos”, destaca a ginecologista Spencer McClelland.

Felizmente, não há motivo para pânico: “Na maioria das vezes, a dor nos mamilos está relacionada a causas inofensivas e, se não houver alterações visíveis na pele ou secreção incomum, não é motivo de preocupação imediata”, assegura a especialista.

Nesse sentido, um alerta deve ser acendido nos casos em que a dor vem acompanhada de secreções, caroços e/ou mudanças na textura e cor da pele. Com informações da “Women’s Health”, confira oito possíveis razões pelas quais seus mamilos podem doer.

8 causas de dores nos mamilos

Mãos segurando mamilos de plástico, causas de dores nos mamilos
Pexels

1 — Infecções

Segundo a ginecologista e obstetra Jenna Sassie, é possível que os grandes poros e folículos pilosos ao redor dos mamilos sejam obstruídos e contraiam alguma infecção.

Uma delas pode ser a infecção por fungos, que geralmente ocorre sob o peito, onde o suor se acumula. Quem usa sutiãs feitos de materiais não-respiráveis está mais propensa a contrair infecções fúngicas na região, uma vez que elas se proliferam em ambientes escuros e úmidos. 

A candidíase mamária também pode acontecer com mulheres que amamentam, mas é tratada com antibióticos para a lactante e seu bebê. Além disso, a condição pode acometer quem tem diabetes

A ginecologista Alyssa Dweck aponta, ainda, que piercings nos mamilos também podem levar à infecção, “especialmente se não forem feitos com boa técnica ou cuidados meticulosamente depois”. 

Sintomas de infecções incluem mamilos vermelhos, brilhantes e com pele afinada; coceiras, inchaço, sensibilidade, secreções e calor na região.

2 — ‘Mamilo de corredor’

Quando o atrito dos mamilos com roupas e sutiãs esportivos passa a ser prejudicial, acontece o “mamilo de corredor”. Para preveni-lo, as recomendações de Alyssa são a utilização de sutiãs bem ajustados e de boa qualidade e de um bálsamo antifricção.

O “mamilo do corredor” pode, ainda, acontecer mesmo em quem não se exercita frequentemente, caso roupas e sutiãs utilizados sejam mal ajustados e confeccionados com tecidos abrasivos. Seus sintomas incluem desconforto após a fricção e sangramentos.

3 — Mudanças hormonais

A dor nos mamilos é um sintoma clássico de gravidez. Por isso, considere a possibilidade de estar esperando um bebê caso você a sinta. Além disso, a semana anterior à sua menstruação também pode ser a culpada, já que os altos níveis de produção de progesterona e estrogênio no período fazem com que seios e glândulas mamárias inchem, resultando em sensibilidade.

Outras causas de dores nos mamilos incluem parar ou iniciar algum método contraceptivo hormonal e estar na pré-menopausa.

“Para pacientes com sintomas incômodos relacionados às alterações hormonais do ciclo menstrual — sejam dores nos mamilos e nos seios, alterações de humor ou enxaquecas menstruais — a contracepção hormonal pode fazer a diferença”, sugere Spencer.

4 — Amamentação

Vários empecilhos podem causar dor durante a amamentação: a sucção de bombas de leite, dutos de leite entupidos, mamilos rachados… E enquanto tudo isso é normal, você deve se atentar para o que não é.

No período de lactação, a mastite (inflamação do tecido mamário) pode ser um sério problema. Seus sintomas incluem sensibilidade mamária, calor, inchaço, espessamento do tecido mamário ou nódulo mamário; dor ou sensação de queimação durante a amamentação, ou durante as atividades diárias normais e vermelhidão da pele, de acordo com o Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas.

“Se você sentir dor durante a amamentação e também tiver febre, calafrios ou mal-estar, definitivamente visite seu médico”, alerta Jenna.

5 — Reações alérgicas

Perfumes, cremes, sabonetes e outros cosméticos e até mesmo sabões e amaciantes de roupas podem causar reações alérgicas que resultam em dores nos mamilos. 

Dessa forma, tente encontrar o culpado por suas alergias removendo um produto de sua rotina de cada vez, até que os incômodos cessem. Você pode, também, consultar um dermatologista.

6 — Medicamentos

Como efeitos colaterais, alguns medicamentos podem causar sensibilidade e secreção nos mamilos, como explica Jenna. “Podem ser suplementos de ervas ou prescrições, especialmente drogas psiquiátricas”, complementa.

Por outro lado, Spencer nota que não é comum que alergias a medicamentos causem dores nos mamilos. Alyssa relata, ainda, que o tratamento para câncer de mama pode causar dores.

A recomendação das especialistas é que, frente a efeitos adversos das medicações, você converse com seu médico sobre alternativas menos incômodas.

7 — Eczema

As dores nos mamilos podem ser resultado de condições de pele como o eczema, especialmente se forem acompanhadas por alergias e pele seca. Esse pode ser o caso especialmente se a dor for extremamente intensa.

De acordo com o portal, evitar dermocosméticos e produtos de lavagem de roupas que contenham fragrância pode ajudar a prevenir a dor. Mantenha a área hidratada e, caso os sintomas persistam, consulte seu médico para analisar a possibilidade de ingerir medicamentos como corticóides

8 — Câncer de mama

Dores nos mamilos podem ser um sintoma de câncer de mama, especialmente se forem acompanhadas de inchaço na região próxima às mamas e achatamento ou mudança no aspecto mamilar (os mamilos ficam virados para dentro). 

Descoloração vermelha, roxa ou rosa e sulcos na pele da mama também são sintomas comuns, com uma sensação de queimação ou sensibilidade.