ROMA, 16 JAN (ANSA) – A atriz australiana Cate Blanchett, vencedora de dois prêmios no Oscar, presidirá o júri da 77ª Mostra Internacional de Arte Cinematográfica da Bienal de Veneza, que acontece de 2 a 12 de setembro.   

O comitê é responsável por designar os ganhadores do Leão de Ouro, principal troféu do festival, e dos outros prêmios oficiais. A decisão foi tomada pelo conselho de administração da Bienal no último dia 10 de janeiro, mas se tornou pública apenas nesta quinta-feira (16).   

Em um comunicado divulgado pela organização, Blanchett diz que o festival é um dos mais “sugestivos no mundo” e que será um “privilégio” presidir o júri. “Acompanho a seleção de Veneza todos os anos, e ela sempre se mostra surpreendente e notável”, acrescenta.   

Já o diretor artístico do evento, Alberto Barbera, define a atriz como “ícone do cinema contemporâneo”. “Seu empenho artístico, humanitário e em apoio ao meio ambiente, além da defesa da emancipação feminina em uma indústria que ainda enfrenta preconceitos machistas, faz dela uma figura de referência para toda a sociedade”, diz.   

Blanchett já venceu o Troféu Volpi de melhor atriz no Festival de Veneza, em 2007, por sua interpretação de Bob Dylan em “Não Estou Lá”, de Todd Haynes. Junto com Berlim e Cannes, Veneza forma a tríade dos principais festivais de cinema do mundo e, em 2020, será o único dos três a ter uma mulher como presidente do júri.   

O britânico Jeremy Irons e o americano Spike Lee comandarão, respectivamente, os comitês que definem os ganhadores do Urso e da Palma de Ouro. (ANSA)