As autoridades espanholas declararam alerta vermelho para grande parte da Catalunha, no nordeste do país, neste sábado (12), devido ao risco de chuvas torrenciais, o que levou a operadora Renfe a suspender o tráfego ferroviário em toda a região.
Segundo a agência meteorológica Aemet, 90 milímetros de chuva podem cair em uma hora na tarde deste sábado perto de Barcelona e na província de Tarragona, onde um grande incêndio ocorreu no início da semana.
Essas “chuvas torrenciais”, que devem durar até o final da tarde, representam um alto risco de “enchentes”, insistiu a Aemet em sua conta no X, instando os moradores a seguirem as “recomendações da Proteção Civil” diante de um “perigo extraordinário”.
O alerta da Aemet levou a empresa ferroviária espanhola Renfe a suspender o serviço em toda a região, incluindo trens de alta velocidade regionais e locais.
O objetivo desta medida excepcional é “garantir a segurança de todos os passageiros”, afirmou a operadora em comunicado, acrescentando que a retomada do serviço dependerá da evolução das condições meteorológicas.
vab/gge/hgs/mab/aa