Catadora de recicláveis que passou a faixa para Lula é criticada nas redes por fotos na Europa

Reprodução/Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

A catadora de recicláveis do Distrito Federal Aline Sousa, de 33 anos, que passou a faixa presidencial para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no último domingo (1°), foi recentemente alvo de críticas no Instagram por ter fotos de sua visita à Itália. Ela recebeu comentários de usuários questionando o motivo da sua viagem à Europa e a chamando de “hipócrita” e afirmando que tinha “mentido para o povo brasileiro”.

Por conta disso, na quarta-feira (4), a catadora divulgou um vídeo no qual explicou que foi à Itália para conhecer a metodologia de lixo zero aplicada no País. “A nossa missão lá foi para a gente conhecer, se aprofundar nas metodologias e na implantação no sistema de Lixo Zero. No Brasil, a gente ainda está muito atrasado nessa questão do avanço e da valorização da reciclagem”, relatou.

Ela ainda disse que a viagem foi realizada graças ao apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), do Sindicato e Organização das Cooperativas do Distrito Federal e do Ministério do Desenvolvimento Regional. Ainda segundo Aline, a deputada federal Bia Kicis (PL) também ajudou para que a visita acontecesse.

Quem é a catadora?

Aline Sousa tem sete filhos e atua como catadora de recicláveis desde os 14 anos. Ela seguiu os passos de sua mãe e avó. Todas trabalham na mesma cooperativa.

Atualmente, Aline preside a Central de Cooperativas de Materiais Recicláveis do Distrito Federal e Entorno (Centcoop-DF). Ela também é responsável pela Secretaria Nacional da Mulher e Juventude da Unicatadores.