Homens engravatados caminhando para lá e para cá em avenidas financeiras é uma cena que pode estar com os dias contados. A explosão das start-ups e fintechs, aliadas ao isolamento social causado pela pandemia, mudaram não só o comportamento de quem trabalha em ambientes formais, mas também como o vestuário casual é percebido dentro deles. Com isso, grifes conhecidas por seus sapatos sociais, ternos bem cortados e camisas engomadas à perfeição notaram o inevitável: é preciso renovar-se para parecer relevante, principalmente entre os mais jovens.

A tradicional Hugo Boss, que passou por diversas transformações desde a sua fundação na Alemanha em 1923, deixou seus costumes formais para trás, mudou seu logotipo e agora aposta nos moletons com capuz e celebridades do TikTok como seus representantes. “Você pode contar histórias sobre passado e herança, mas para os mais jovens, é mais interessante ver o que acontece nas redes sociais”, disse Daniel Grieder, o recém-contratado executivo-chefe da marca, responsável pelas mudanças. A campanha atual tem até a própria hashtag: #BeyourownBoss, “Seja seu próprio chefe”, em inglês. Boss deixa de ser o sobrenome do fundador, que chegou a desenhar uniformes nazistas, para assumir sua tradução, “chefe”.

“Boss” abraça o casual elegante enquanto “Hugo” vira apenas o nome da linha de streetwear, ainda mais informal. Adotar apenas o último nome também foi a aposta da centenária Ermenegildo Zegna, conhecida por fabricar os ternos mais desejados do mundo. Em seu último desfile, a “Zegna” como agora é conhecida, mostrou peças com jeans, sarja e lã, sem nenhum costume tradicional na composição. Já a Gucci é um caso especial. Sua reformulação começou a acontecer ainda no século passado quando, em 1994, o então desconhecido estilista Tom Ford assumiu a diretoria criativa da marca. De lá para cá a grife se renova ano a ano sem perder a identidade dos detalhes de seus fundadores. Paletós em cores neon, sapato social com abelhas bordadas no couro, leggings e tudo o mais que faz a cabeça da garotada é acoplado pela grife italiana.