Castro teria 10 operações agendadas contra o CV

Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro
Cláudio Castro, governador do Rio de Janeiro Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), teria agendada outras 10 operações contra o CV (Comando Vermelho), após ação que deixou 121 mortos nos complexos do Alemão e da Penha.

Segundo o colunista Lauro Jardim, do “O Globo”, Castro garantiu: “Temos mais 10 operações agendadas”. Ou seja, seriam ações que já teriam autorização judicial para serem iniciadas.

+ Operação no Rio: Castro envia número diferente de presos no Alemão e na Penha ao STF

O governador ainda teria dito que em dezembro deve começar uma operação pela região de Jacarepaguá, zona sudoeste da capital, e uma outra com o objetivo de retomada de territórios.

De acordo com Castro, a polícia do Rio de Janeiro deve realizar operações diárias na próxima semana na zona sudoeste da capital e na Baixa Fluminense para a retirada de centenas de barricadas que as facções criminosas espalharam nas entradas e vielas de comunidades nos últimos anos. Entre cinco e 10 grupos de policiais podem ser destinado para fazerem o trabalho.

Operação Contenção

No dia 28 de outubro, as polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro deflagraram a Operação Contenção, considerada a mais letal da história do País, que deixou 121 mortos, dentre eles quatro policiais.

A ação, classificada por Claudio Castro como “sucesso”, mobilizou cerca de 2.500 agentes, com o objetivo de combater a expansão territorial do Comando Vermelho e cumprir aproximadamente 100 mandados de prisão contra lideranças da facção criminosa, incluindo 30 de outros estados.

Ainda na operação, foram apreendidas 118 armas, sendo 91 fuzis. O dia seguinte a ação foi marcado pela imagem de moradores que carregaram corpos encontrados na mata da Vacaria, na Serra da Misericórdia, até a Praça São Lucas, na Estrada José Rucas.