Cássia Kis, de 64 anos, que é bolsonarista declarada, participou de três manifestações antidemocráticas no Rio de Janeiro no ano passado, que pedia para as Forças Armadas tomarem o poder no Brasil. Ao lado de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a atriz da Globo apareceu em diversos vídeos que viralizou nas redes sociais rezando junto dos manifestantes.

Sempre presente nas manifestações antidemocráticas, a IstoÉ Gente descobriu se a veterana compareceu nos atos golpistas cometidos por terroristas bolsonaristas em Brasília, no domingo (8), que invadiram e depredaram o Congresso Nacional, Palácio do Planalto e STF (Supremo Tribunal Federal).

Segundo uma fonte informou para a nossa reportagem, Cássia Kis acompanhou o vandalismo ao patrimônio público em sua casa.

Mesmo com a barbárie cometida pelos terroristas bolsonaristas, a artista ainda saiu em defesa dos vândalos. Para o site F5, da Folha de S. Paulo, Kis enviou via WhatsApp uma série de fake news ao ser questionada para comentar a ação dos extremistas no Congresso. A atriz respondeu por meio de oito vídeos, enviados quase em sequência.

Segundo Cássia Kis, uma bolsonarista já identificada e responsável pelo grupo “Resistência Civil”, que conta com mais de 55 mil pessoas no Telegram é “uma infiltrada que fez vandalismo e colocou a culpa nos patriotas que se manifestavam pacificamente”. A acusação é feita em imagens enviadas por WhatsApp pela atriz como resposta ao pedido de entrevista.

Nas imagens de um deles, a bolsonarista, que em suas redes prega a intervenção militar, aparece extasiada em meio às ruínas de uma das salas da sede do STF. “Missão dada é missão cumprida!”, ela grita, com a bandeira do Brasil pendurada no pescoço, em direção à câmera do celular. “Veja aí a confirmação da suspeita que sempre existiu: a infiltrada vandalizando as dependências do STF. Estarrecedora”, diz a legenda compartilhada por Cássia para o F5.

Em outra mensagem, ela enviou um vídeo mostra um homem, com o rosto tapado por uma camisa, comemorando a invasão do Congresso. “Estamos aqui dentro. É tudo nosso!”.

A artista encaminhou as imagens à Folha, com a seguinte legenda: “O nome dele é Hugo ele é esquerda do MST infiltrado. Ajudem a divulgar”. Mais uma vez questionada se não gostaria de se manifestar por meio de uma entrevista, a atriz mandou a seguinte mensagem de texto: “A VERDADE É UMA SÓ”.

Na tarde de domingo (8), bolsonaristas invadiram o Congresso em Brasília. O grupo de extremistas, que marchava pela Esplanada dos Ministérios, enfrentou os bloqueios policiais e invadiu o prédio do Congresso Nacional. Os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) subiram a rampa que dá acesso ao prédio e depredaram tudo no local.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou neste domingo intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal até 31 de janeiro deste ano após a invasão e depredação por bolsonaristas extremistas das sedes dos Três Poderes da República, e culpou o ex-presidente Jair Bolsonaro por ter estimulado os atos de vandalismo.

Manifestações antidemocráticas