O projeto de lei que equipara o aborto após 22 semanas de gestação ao homicídio simples, conhecido também como ‘PL do aborto’, em tramitação na Câmara, é uma das principais discussões do momento. Nas redes sociais e na televisão, famosos estão se posicionando sobre o assunto, a maioria contra.
Na contramão de muitos artistas, Cassia Kis defendeu o PL 1904, declarando que o aborto causa ao “bebê” uma “dor comparável a um infarto fulminante”. “Nós precisamos parar com isso imediatamente”, defendeu a atriz. Contudo, o posicionamento está sendo apontado como hipocrisia, visto que ela já declarou publicamente ter feito um aborto aos 29 anos.
Embora o assunto esteja em alta, há anos mulheres tentam quebrar o tabu acerca do tema. Famosas estão usando sua influência para reverberar a importância do aborto.
Confira a lista de mulheres famosas que já revelaram ter feito aborto:
-
- Luiza Brunet fez um aborto aos 17 anos, época em que precisou decidir entre a carreira ou um filho. “Foi uma decisão consciente”, disse ao “Universa”.
-
- Claudia Alencar diz não se arrepender de ter feito um aborto no passado. “Eu sei que eu não seria a mãe que eu fui porque não tinha maturidade. Eu não teria dinheiro, não teria a possibilidade de criar e dar para ele o melhor. Eu sei da dor das mulheres em fazerem um aborto. Eu sei da dor e sei que nenhuma mulher é monstro”, declarou ela em entrevista ao “Sensacional”.
-
- Atriz Berry Faria já realizou aboto. Ao “Universo”, a atriz falou sobre o assunto e declarou: “Quem tem que resolver de aborto é a mulher. Inclusive na política”
-
- Dercy Gonçalves revelou em sua autobiografia “Dercy: de cabo a rabo” (1994) ter feito oito abortos. Em 1995, no “Roda Viva” ela falou sobre o assunto: O governo não tem nada a ver com isso. Nem padre. Nem ninguém”.
-
- Marília Gabriela foi capa da “Veja” com famosas que revelaram aborto.
-
- Atriz Aracy Balabanian contou em sua autobiografia “Nunca fui anjo” ter feito dois abortos. O primeiro na época em que o trabalho de atriz não era regulamentado e, pela instabilidade, ela e a criança poderiam passar por dificuldades financeiras, visto, ainda, que seria mãe solteira. A segunda porque, segundo ela, o “filho teria um pai que não desejaria para ninguém”.
-
- Hebe Camargo revelou ter feito um aborto clandestino aos 18 anos”, disse à “Veja”.