Coronavírus

Casos de Covid na Índia diminuem, mas OMS alerta para número alto de exames positivos

Casos de Covid na Índia diminuem, mas OMS alerta para número alto de exames positivos

Voluntários levam corpo de pessoa que morreu de Covid a crematório em Bengaluru, na Índia

NOVA DÉLHI (Reuters) – A Índia registrou uma diminuição no número de casos de coronavírus nesta segunda-feira, mas as mortes diárias continuam acima de 4 mil e especialistas dizem que os dados não são confiáveis devido à falta de exames em áreas rurais, onde o vírus se dissemina rapidamente.

Há meses, nenhum lugar do mundo é tão assolado pela pandemia quanto a Índia, já que uma nova variante do vírus provocou uma disparada de infecções que passa de 400 mil por dia.


Mesmo com a redução dos últimos dias, especialistas dizem que não existe certeza de que as infecções chegaram ao auge, e o alarme com a variante B.1.617 altamente contagiosa, detectada pela primeira vez na Índia, é cada vez maior interna e externamente.

“Ainda há muitas partes do país que ainda não chegaram ao pico, elas ainda estão tendo aumentos”, disse Soumya Swaminathan, cientista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo uma citação do jornal Hindu.

Swaminathan observou a taxa nacional de positividade “muito alta”, cerca de 20% dos exames realizados, como sinal de que ainda se pode ver um quadro pior.

“A realização de exames ainda é inadequada em um número grande de Estados. E quando você vê taxas de positividade de exames altas, claramente não estamos examinando o suficiente”.

Com o recuo iniciado na semana passada, as novas infecções nas últimas 24 horas foram estimadas em 281.386 pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira, caindo para menos de 300.000 pela primeira vez desde 21 de abril. A contagem diária de mortes ficou em 4.106.

No ritmo atual, o total de casos acumulado pela Índia desde que a epidemia começou, um ano atrás, deve passar da marca de 25 milhões nos próximos dias. O total de mortes está estimado em 274.390.

A Índia tem o segundo maior número de casos confirmados de Covid do mundo, abaixo apenas dos Estados Unidos, e o terceiro maior total de óbitos pela doença, depois de EUA (585.994) e Brasil (434.715).

(Por Neha Arora e Tanvi Mehta, em Nova Délhi, e Rama Venkat, em Bengaluru)

((Tradução Redação Rio de Janeiro; 55 21 2223-7128))

REUTERS PF

tagreuters.com2021binary_LYNXNPEH4G0IJ-BASEIMAGE





Tópicos

Como deve proceder caso a gestante sinta os sintomas do coronavírus? Como deve ser feita a limpeza de superfícies para evitar o coronavírus (COVID-19)? Como é o nome oficial da doença causada pelo COVID-19? Como fazer a limpeza e descontaminação de objetos e utensílios em casa para prevenir o Covid-19? Como lavar a roupa de uma pessoa com a doença do coronavírus? Como limpar celulares para evitar contaminação do COVID-19? Como o organismo da gestante reage diante da COVID-19? Como ocorre a transmissão do novo coronavírus? Como posso ter acesso ao TeleSUS? Como preparar a minha empresa para um eventual caso de COVID-19? Como prevenir COVID-19 no ambiente de trabalho? Como será feito o acompanhamento do progresso do coronavírus durante a retomada? Devo deixar as janelas sempre abertas se tiver alguma pessao com doença do coronavírus? É seguro receber um pacote de qualquer área em que a COVID-19 tenha sido relatada? O que devo fazer se uma pessoa tossir ou espirrar do meu lado para prevenir o COVID-19? O que fazer se eu ficar doente de COVID-19? O que posso fazer para proteger meu filho e evitar a propagação do COVID-19? O que significa uma pandemia? Pessoas devem interromper ou modificar seus tratamentos se tiverem coronavírus (COVID-19? Podemos usar todos os antitérmicos para o controle da febre do COVID-19? Posso consumir carne de porco se estiver com COVID-19? Quais as diferenças dos sintomas da COVID-19 e gripe/resfriado? Quais devem ser os cuidados com os bebês para evitar COVID-19? Quais hábitos podem me ajudar a superar pandemia do COVID-19? Quais são as complicações da COVID-19? Quais são os principais cuidados para evitar a contaminação familiar de COVID-19? Qual é a síndrome gripal dos casos suspeitos de COVID-19? Qual é o tempo de incubação do coronavírus? Quando foi descoberto o novo coronavírus COVID-19? Quanto tempo o coronavírus permanece ativo em diferentes superfícies? Tenho que parar de tomar alguma medicação por conta do novo coronavírus (COVID-19)?