Um ex-militar do Exército revelou após 30 anos, em entrevista exibida no último episódio da série documental “O Mistério de Varginha”, que mentiu em seu depoimento nos anos de 1990 a um ufólogo sobre a atuação das forças armadas no transporte de uma criatura extraterrestre em Varginha (MG). De acordo com ele, o relato, usado para sustentar a narrativa do caso, foi inventado depois de receber uma oferta de R$ 5 mil feita pelo ufólogo.
Além da fala do ex-soldado, o especial mostrou o relato de um outro ex-militar que manteve a sua versão dada à época sobre a presença do ET em um hospital da cidade com monitoramento do Exército.
O documentário também reforça o testemunho das mulheres (civis) que, mesmo com impactos negativos em suas próprias vidas, sustentam com sinceridade e detalhes a história de que avistaram o alien em um terreno baldio do município.
Quem são as testemunhas oculares do caso do ET de Varginha:
- As três amigas que viram a criatura em um terreno baldio – mantêm a versão;;
- O médico que contou ter presenciado atendimento médico ao ET – apresentou e mantém a versão atualmente;
- Três militares que contaram ter participado da captura e transporte do alien – dois desmentem a versão inicial e um mantém.
Nos anos de 1990, depoimentos de bombeiros e militares do Exército ampliaram a repercussão sobre o caso do extraterrestre, que até então só contava com o relato de três meninas que disseram terem visto a criatura estranha em janeiro de 1996. À época, o ufólogo Vitório Pacaccini afirmou que os relatos eram legítimos.
Três militares deram depoimentos ao ufólogo responsável pelas primeiras investigações do caso: um bombeiro, que disse ter participado da captura da criatura; um cabo do Exército, que afirmou ter visto o suposto ET em um hospital; e um soldado que, à época, declarou ter atuado no transporte do ser de Varginha para Campinas.
O recente documentário ouviu os dois militares do Exército e obteve um áudio bombeiro. Atualmente, tanto o bombeiro quanto o ex-soldado, afirmam que os relatos eram falsos, enquanto o cabo mantém a sua primeira versão dos fatos.
O mistério de Varginha
Ao longo de três episódio, a série documental revisita o caso que ganhou repercussão internacional há 30 anos, ocorrido no Sul de Minas Gerais. Os episódio apresentam depoimentos inéditos, além de documentos, áudios, arquivos históricos e registros oficiais nunca exibidos.
A investigação do caso apresenta diferentes versões sobre o que teria acontecido na cidade e confronta relatos que marcaram o episódio. Também aborda a mudança de posição do ufólogo Ubirajara Rodrigues ao longo dos anos, pois, depois de defender a existência da suposta criatura, passou a afirmar que ela nunca existiu.
A produção acompanha ainda Kátia, Liliane e Valquíria, conhecidas como as “três meninas do ET”, que relembram o episódio e mostram como estão atualmente. O produto é dirigido Ricardo Calil e Paulo Gonçalves, com produção executiva de Fernanda Neves e direção artística de Monica Almeida.