Coluna: Coluna do Mazzini

Leandro Mazzini é jornalista graduado na FACHA, no Rio, e pós-graduado em Ciências Políticas pela UnB. Iniciou carreira em 1996 em MG. Foi colunista do Informe JB, da Gazeta Mercantil, dos portais iG e UOL. Apresentou programas na REDEVIDA de Televisão e foi comentarista da Rede Mais/Record Minas. De Brasília, assina a Coluna Esplanada em jornais de capitais e é colunista do portal da Isto É.

Caso Silvio Almeida: Rui Costa vai decidir futuro do ministro

Montagem ISTOÉ: Reprodução // Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Foto: Montagem ISTOÉ: Reprodução // Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Não sobrou ninguém na linha sucessória do ministro Silvio Almeida, no Ministério dos Direitos Humanos, caso ele seja demitido por causa das denúncias de assédio sexual reveladas pelo portal Metrópoles. É que duas subordinadas diretas, que seriam suas substitutas naturais, estão na mira também.

O presidente Lula da Silva mandou o chefe da Casa Civil, Rui Costa, resolver a situação. A ministra da Mulher, Aniele Franco, tem uma reunião hoje com Costa. Ela foi citada na reportagem de Guilherme Amado como uma das que sofreram assédio sexual por parte do ministro. O silêncio de Aniele até agora, sem qualquer defesa do colega, indica que a situação de Silvio só piora.

A Coluna apurou que o clima é bem tenso nesta sexta-feira (6) na pasta. Além de Silvio, a secretária-executiva Rita Oliveira e a chefe de Gabinete, Marina Lacerda, são citadas internamente como protagonistas de assédio moral para preservar o ministro – e em casos anteriores no cotidiano.

Lula e Costa querem resolver a situação hoje para evitar que Silvio apareça amanhã na arquibancada presidencial no desfile do 7 de Setembro na Esplanada. Aliás, emissários do Palácio já avisaram ao ministro para ele nem passar perto, caso a situação não se resolva neste fim de semana.