Na última terça-feira, 28, o ator José de Abreu, de 78 anos, resolveu se pronunciar sobre uma declaração polêmica feita por Maria Zilda Bethlem, 72, em 2020. Na ocasião, a atriz acusou o ex-colega da Globo, durante uma live com o ator Murilo Rosa, de ter mau hálito.

+Neymar não é o único: Luana Piovani já se envolveu em polêmicas com outros famosos
+Neymar é acusado de machismo e etarismo ao rebater críticas de Luana Piovani; entenda

Por meio da sua conta no X (antigo Twitter), o ator revelou que Maria Zilda supostamente traiu o marido com ele por anos, além de ter acusado-a de ser uma “atriz fracassada” e de ter o “nariz prejudicado”, insinuando uso de drogas.

“Liberou fake news. Maria Zilda diz que Zé de Abreu tem mau hálito! Preferia beijá-lo longe do marido, afinal, o marido era o diretor da novela”, começou, referindo-se à novela “Bebê a Bordo” (1988), com direção de Roberto Talma.

“Maria Zilda mente que nem sente. Traiu o marido comigo anos depois de ‘Bebê a Bordo’, quando dizia que eu tinha mau hálito. E ela conseguia sentir algum cheiro com o nariz prejudicado? Cansei de ser acusado por uma fracassada que só conseguiu ser protagonista porque casou com o Talma. Se separaram, a carreira acabou”, finalizou.

Mesmo não sendo o caso do ator José de Abreu, a IstoÉ Gente conversou com a Dra. Gabriela Nicolellis, cirurgiã dentista e diretora da ClínicaGen, que explica o que causa e como tratar o mau hálito. Confira!

“Mau hálito ou halitose é uma entidade clínica que se manifesta como um sinal- quando for percebido pelo profissional dentista ou outra pessoa sem o relato ou comunicação com o paciente. 80% das causas do mau hálito é bucal e 20% estomacal”, diz a Dra.

  • Alterações fisiológicas

Causas primárias:
– Quando a halitose aparece pela eliminação de compostos odoríficos produzidos pelo uso de produtos aromáticos como medicamentos, tabagismo, alimentos como por ex: alho ou condimentos;
– Halitose por dieta hipocalórica, jejum prolongado, exercícios físicos violentos etc que podem levar a uma hipoglicemia.

Causas secundárias:

Halitose pela manhã do jejum prolongado, alterações morfológicas da língua, saburra lingual (resto de alimentos na língua), desidratação, baixa de salivação (xerostomia) provocada por medicamentos.

  • Alterações patológicas

Doença periodontal, cárie, amidalite, adenoide, sinusite, faringite, diabetes, hormonal, cáseos amigdalianos.

Dicas para combater o mau hálito

  • Beber água;
  • Escovar os dentes após as refeições;
  • Usar o fio dental;
  • Escovar a língua;
  • Cuidar da alimentação;
  • Fazer limpeza nos dentes de seis em seis meses no dentista.