O goleiro espanhol Iker Casillas anunciou nesta terça-feira que está deixando o futebol, após mais um ano sem jogar devido a um ataque cardíaco que sofreu em maio do ano passado.

“Hoje é, ao mesmo tempo, um dos dias mais importantes e mais difíceis da minha vida esportiva: chegou a hora de dizer adeus”, anunciou Casillas num comunicado nas redes sociais.

“Minha jornada no mundo do futebol começou há 30 anos, foi uma jornada longa e, como toda jornada, teve bons momentos, alegrias, mas também tristezas. Nesses momentos da minha vida e com perspectiva, posso dizer sem lugar para dúvida que valeu a pena”, acrescentou o goleiro que estava no clube português Porto.

Casillas chegou ao Porto em 2015 e, mesmo sem atuar desde o infarto, ergueu nesta temporada os troféus do Campeonato Português e da Taça de Portugal, esta última conquistada no sábado passado, em seu último ato como jogador.

“Que melhor maneira de se despedir de uma temporada! Porto campeão! Vocês são ótimos jogadores! Vocês dão tudo por este clube!” OBRIGADO “, publicou Casillas em suas redes sociais na segunda-feira, junto com os troféus dos dois torneios, um dia antes de anunciar sua aposentadoria.

– ‘Dia difícil, mas não triste’ –

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

“Hoje é um dia difícil, mas não um dia triste, considero-me sortudo por ter chegado tão longe, como cheguei, por ter conseguido tudo o que consegui, por tudo isso … estou feliz”, escreveu o ex-goleiro que defendeu o Real Madrid e e seleção da Espanha.

Casillas também agradeceu aos clubes por onde passou, seus companheiros de equipe e também seus adversários, bem como, acima de tudo, sua família.

“O importante é o caminho que você percorre e as pessoas que o acompanham, não o destino que o leva, porque que com trabalho e esforço, isso chega, e creio que posso dizer, sem hesitar, que esse foi o caminho e o destino dos sonhos”, acrescentou.

“Tenho claro que não é um ponto final, a jornada não termina aqui. Isso continuará e certamente nos encontraremos novamente em breve”, concluiu o espanhol, que publicou sua mensagem com uma foto de costas, segurando as luvas de goleiro em uma das mãos.

Casillas encerra uma longa e bem-sucedida carreira, vivida principalmente no Real Madrid.

Na equipe espanhola, na qual atuou por 15 temporadas e saiu em 2015 para o Porto, conquistou 17 torneios, entre os quais três Ligas dos Campeões (2000, 2002, 2014), um Mundial de Clubes (2014), uma Copa Intercontinental (2002 ), duas Supertaças da Europa (2002, 2014) e cinco campeonatos espanhóis (2001, 2003, 2007, 2008, 2012).

– Reações –

Casillas também será lembrado como um dos principais goleiros da seleção da Espanha, sendo o segundo jogador a ter atuado mais vezes pela equipe nacional (167), superado apenas recentemente por Sergio Ramos (170).

Pela “Roja”, conquistou a primeira Copa do Mundo da Espanha, em 2010 na África do Sul, e duas Eurocopas (2008, 2012).

Após o anúncio, as reações não demoraram muito, começando com o Real Madrid, que o considera “um dos jogadores mais importantes em nossos 118 anos de história”.

Os merengues mostraram “apreciação, admiração e amor por uma das maiores lendas do clube e do futebol mundial”, afirmou o Real Madrid em comunicado oficial.


Nos últimos dias, a imprensa espanhola especulou que Casillas poderia retornar ao time de Madri como consultor do presidente Florentino Pérez.

“Obrigado Casillas: para sempre um de nós”, escreveu o Porto nas redes sociais, enquanto seu parceiro no Real Madrid e na seleção espanhola Sergio Ramos postou uma foto ao lado de Casillas .

“O futebol agradece, amigo. Para sempre uma lenda”, conclui o capitão do Real Madrid.

gr/iga/lca


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias