Casamento e velório de noivo causam foco de Covid na Índia

NOVA DÉLI, 01 JUL (ANSA) – Um novo foco de coronavírus (Sars-CoV-2) na Índia, com ao menos 111 casos confirmados, foi causado pelo casamento e também pelo funeral do jovem noivo, informam as autoridades sanitárias à mídia local nesta quarta-feira (1º).   

Segundo informações da emissora “NDTV”, o caso ocorreu no distrito de Patna, no estado de Bihar. O rapaz, de 26 anos, morava em uma cidade próxima à capital Nova Déli e chegou na casa dos seus pais uma semana antes da cerimônia, realizada no dia 15 de junho, já com sintomas como febre e diarreia. No entanto, a família levou adiante o casamento em uma festa que tinha entre 350 e 400 pessoas – quando no país só é permitido fazer festa de matrimônio para 50 pessoas. O portal “Hindustan Times” afirma que o jovem pediu o cancelamento do evento porque “apresentava febre alta”. “Mas, precisou desistir após a insistência da família, que fez ele tomar umas pílulas de paracetamol e ir para os rituais”, diz a publicação citando fontes de saúde que pediram anonimato.   

Dois dias após a celebração, ele faleceu e foi realizado um funeral. A “NDTV” informa que não é possível determinar se foi o jovem o único responsável pelas contaminações, já que o corpo dele foi cremado menos de 24 horas após sua morte e não foi submetido ao exame de Covid-19.   

Já o “HT” diz que as autoridades locais não foram informadas sobre o caso e a possível suspeita de ser uma contaminação pelo novo coronavírus. “Mas alguém telefonou para os juízes distritais e contou todo o episódio. Todos os parentes próximos ao falecidos, que foram para a cerimônia, foram testados no dia 19 de junho. Deles, 15 testaram positivos”, diz ainda o site.   

Conforme o portal, a situação causou pânico no distrito e o governo local montou uma tenda de atendimento dos moradores para fazer testes. No entanto, muitos optaram por fazer um isolamento – mesmo sem ter os sintomas – pelo temor de contrair a doença. Dados oficiais de Patna mostram que há 372 casos ativos na localidade – o estado contabiliza 699. A Índia é um dos países mais afetados pela pandemia e, após impor um duro lockdown, o governo afrouxou as medidas por conta de graves situações sociais. Dados do Centro Universitário Johns Hopkins apontam que a Índia tem 585.481 casos confirmados da doença e 17.400 mortes. (ANSA)