Casamento abusivo, carreira na TV e mais: Conheça a história de superação de Palmirinha que morreu aos 91 anos

Casamento abusivo, carreira na TV e mais: Conheça a história de superação de Palmirinha que morreu aos 91 anos
Casamento abusivo, carreira na TV e mais: Conheça a história de superação de Palmirinha que morreu aos 91 anos Foto: Reprodução/Twitter

No domingo (7), faleceu, aos 91 anos, a apresentadora e culinarista Palmira Nery da Silva Onofre, conhecida como Vovó Palmirinha. A informação foi divulgada pela família por meio das redes sociais. “A família, consternada e inconsolável, comunica o falecimento de Palmira Nery da Silva Onofre, a Vovó Palmirinha, aos 91 anos, ocorrido hoje, 7 de maio, às 11h20 em decorrência de agravamento de problemas renais crônicos. Ela estava internada na Unidade Paulista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, desde o dia 11 de abril”, informou a publicação.

O velório da veterana será realizado nesta segunda-feira (8), no Cemitério do Morumbi, das 9h às 17h. Parte da cerimônia será aberta ao público.

Por trás de um carisma contagiante e das receitas deliciosas que fazia, Palmirinha enfrentou grandes desafios em sua vida pessoal. Em sua autobiografia “A Receita da Minha Vida”, lançado em 2001, ela abriu seu coração e revelou detalhes marcantes de sua história, incentivadas por suas três filhas: Sandra Bucci, Tânia Rosa e Nanci Balan.

A IstoÉ Gente foi procurar saber mais sobre a história de vida de Palmirinha e te conta tudo abaixo. Confira!

A história de superação de Palmirinha

Casamento abusivo

Palmirinha se casou aos 19 anos de idade e sofreu violência física e emocional nas mãos do marido, da qual conseguiu se separar aos 45 anos apenas. Em seu livro, ela narra os momentos em que apanhava e as dificuldades enfrentadas para se libertar da relação. Anos mais tarde, em entrevista à Marília Gabriela, disse que ele chegou a pedir perdão, após ela fazer sucesso na TV.

Mudança de vida

A culinária foi usada por Palmirinha para conseguir criar suas filhas sozinha. Além de ser faxineira, chegou a cozinhar para fora, sob encomenda. Em 1994, com 63 anos, ela apareceu pela primeira vez na TV. No livro, ela relata que foi descoberta por acaso quando participou do programa da apresentadora Silvia Popovic, na Band, que criou um quadro onde contava histórias de mães que conseguiram sustentar o lar sozinha.

Seu carismática e talento chamaram a atenção e ela foi convidada por ninguém menos que Ana Maria Braga para participar do programa “Note e Anote”, na TV Record. A partir daí, a carreira de Palmirinha na televisão decolou.

Carreira de sucesso

Em 1999, Palmirinha foi convidada pela TV Gazeta para apresentar seu próprio programa, o TV Culinária, ficando à frente do programa por 11 anos. Ela também apresentou o Programa da Palmirinha, no canal fechado Bem Simples/FOX Life, que ficou no ar até 2015. Seu último trabalho na TV foi em 2019, como jurada do programa Chef ao Pé do Ouvido, do canal GNT.

A culinarista publicou livros de culinária, lançou produtos com sua marca, fez diversas publicidades e participou de eventos gastronômicos renomados. “A Receita da Minha Vida” não apenas revela os momentos difíceis pelos quais Palmirinha passou, mas também celebra suas vitórias e conquistas ao longo dos anos. O livro é uma oportunidade para os fãs conhecerem a mulher por trás da famosa cozinheira.