Um casal gay que participou de propagandas de carro da Volkswagen tem sofrido ataques homofóbicos nas redes sociais. Em entrevista ao portal UOL, Murillo lamentou os comentários preconceituosos gerados pela imagem em que aparece ao lado de Diego.

“Quando a gente vê os comentários vem uma sensação ruim, uma vontade de responder, de querer rebater, mas depois nós vemos que isso é uma perde de energia desnecessária. As pessoas estão disseminando ódio e maldade, especialmente pela internet, onde acham que tudo pode, mas estar mais próximo da militância trouxe uma iluminação em como lidar com esses atos” contou Murillo.

Murillo disse que sabe ignorar esses comentários, mas alertou que outras pessoas ainda se sentem mal e por isso é importante lutar contra o preconceito. “A maturidade ajuda a não absorver os comentários, mas muitas pessoas ainda podem ser atingidas por esse tipo de atitude. É importante a comunidade LGBTQIA+ se manifestar e se posicionar, ocupar esses espaço e estar presente”.

Nas fotos o casal aparece abraçado à frente de um carro. As legendas destacam as qualidades do veículo e dizem que ele é para todos. “Tecnologia, segurança, conforto e performance em um Volkswagen feito especialmente para você. Ou melhor, para todos. Conheça o Polo com Sistema Kessy, Park Pilot, Keyless e muito mais”, anuncia a propaganda.

As caixas de comentários estão repletas de pessoas que prometem boicotar a Volks por causa das fotos. Também pedem um “marketing imparcial”, além de dispararem xingamentos contra o casal. Todos comentários podem se encaixar na prática de homofobia, definida como crime desde 2019. A pena é de um a três anos.

A Volkswagen se posicionou sobre a polêmica. Veja a nota oficial abaixo.

A diferença enriquece, o respeito une. A Volkswagen do Brasil celebra a diversidade sexual e de identidade de gênero. Promover a Diversidade & Inclusão é um dos pilares estratégicos da marca. A premissa da marca é garantir um comportamento respeitoso e inclusivo, dentro e fora da empresa, com parceiros diretos ou indiretos de negócio. Recentemente, a Volkswagen lançou uma cartilha de Diversidade & Inclusão para toda sua cadeia de fornecedores e rede de concessionárias no Brasil e, continuamente, desenvolve debates com seus funcionários, em todas as esferas hierárquicas.

Acreditamos que cada pessoa, de diferentes raças, etnias, gênero, orientação sexual e idade/geração, tem experiências únicas, que somadas contribuem para fortalecer não somente a cultura da empresa, mas também o ambiente em que vivemos. Temos como responsabilidade continuar aprendendo de que forma podemos contribuir para a luta contra qualquer forma de preconceito, pois consideramos fundamental conciliar as diferenças para a construção de uma sociedade justa para todos.

No que tange a interação com os usuários, comentários ofensivos e desrespeitosos, são devidamente apagados de nossas páginas.