Cultura

Casa Leopardi, na Itália, abrirá salas privadas ao público

RECANATI, 14 FEV (ANSA) – A Casa Leopardi, local de nascimento do poeta italiano Giacomo Leopardi, permitirá pela primeira vez no dia 21 de março que o público visite algumas salas onde ele e seus irmãos viveram, entre elas o “piso nobre”.   

A mansão está localizada na cidade de Recanati, na região das Marcas, onde o famoso poeta nasceu em 1789.   

“Ove Abitai Fanciullo” (“Onde eu morava como adolescente”) foi o nome dado ao novo itinerário da visita, que permitirá o acesso à mansão, incluindo a galeria com suas coleções de arte, os jardins e as salas privadas da residência que há dois séculos não são usadas por seus descendentes para fins domésticos.   

O conde Monaldo, pai do poeta, construiu essas salas entre os jardins oeste e leste para garantir a independência e a privacidade de seus filhos, que cresceram em isolamento quase completo em Recanati. Para abrir ao público, as áreas foram restauradas.   

“Este projeto de restauração e a abertura ao público dos espaços de Giacomo foi muito desejado por meu pai, Vanni, e tenho orgulho de ter conseguido realizá-lo”, disse a condessa Olimpia Leopardi, descendente do maior poeta e filósofo romântico da Itália.(ANSA)