Podcast

Casa de análise aposta em entretenimento para levar educação financeira a investidor

Crédito: Divulgação

Marcelo Cerize: “Posso levar informação de qualidade e fazer uma coisa boa para os investidores brasileiros. Hoje, o que temos está bem aquém do que o mercado merece” (Crédito: Divulgação)

O convidado do novo episódio do MoneyPlay Podcast, programa voltado para o mundo das finanças, apresentado pelo educador financeiro Fabrício Duarte, é Marcelo Cerize, CEO da casa de análise Inversa Publicações e sócio da Skopos Investimentos, gestora de recursos independentes. 

Bacharel em Direito, há 20 anos atua com análise, estruturação e execução de operações financeiras com foco em ações e instrumentos derivativos. No programa, ele fala sobre a importância de entender estratégias de investimento, como sua equipe monta carteiras e a plataforma que lançou voltada para educação financeira.

>>> Assista aqui o vídeo na íntegra.

O bacharel em Direito Marcelo Cerize nunca exerceu a profissão de formação. Seu primeiro empreendimento foi uma rádio comunitária pirata que abandonou para ser sócio do irmão em uma gestora de investimentos, onde permaneceu por 20 anos.

“Administrar ou gerir dinheiro de terceiros é muito mais difícil que gerir o seu próprio patrimônio, pois a responsabilidade de tomar as decisões para as pessoas é muito maior”, afirma. “Sei o meu limite de risco, mas não sei exatamente qual o limite de risco das outras pessoas.”

+ Especialista em fundos imobiliários explica o que são esses investimentos

+ É preciso desmistificar o investimento offshore

+ “A maioria dos influenciadores de finanças parece caolho guiando cegos”

Nova função

Há 10 meses, ele assumiu como CEO da Inversa, uma casa de research da qual também é sócio juntamente com o irmão. Uma casa de análise independente avalia os ativos do mercado financeiro e faz recomendações de portfólio, ou seja, quais produtos podem interessar aos investidores. 

Segundo Cerize, 75% das pessoas consomem relatórios de investimento gratuitos produzidos por corretoras e bancos, mas existem conflitos de interesse dessas instituições, por isso é importante pagar por um serviço independente. 

Hoje, os conteúdos produzidos pela maioria das casas de research são “chatos e longos”, nas palavras do executivo. “Quem tem tempo de ler um relatório de 30 páginas?”, questiona. “Meu foco é reestruturar todos os produtos para implementar uma análise robusta, com qualidade, mas com uma leitura simples”, conta

A Inversa aposta em uma equipe editorial que “traduz” as avaliações em uma linguagem que facilite o entendimento de pessoas não familiarizadas com o mercado financeiro. 

Educação financeira

Cerize acredita que as análises e informações sobre investimentos podem trazer um outro tipo de gratificação pessoal. “Posso levar informação de qualidade e fazer uma coisa boa para os investidores brasileiros. Hoje, o que temos está ainda bem aquém do que o mercado merece.” 

Para o CEO, se o brasileiro abandonasse hábitos errados, como comprar carro financiado porque quer ter o carro hoje e, por isso, acaba pagando duas vezes o valor do automóvel em dois anos, ele teria mais sucesso financeiro. 

“Se não fizer a conta, a pessoa vai pagar juros sempre. Juntar o dinheiro e pagar o valor justo daqui a dois anos, ou seja, abrir mão do agora para pagar mais barato no futuro, é o tipo de educação que muda muito a vida das pessoas.”

O executivo dá um exemplo prático: “se aos 20 anos a pessoa começar a investir R$ 500 por mês em algum investimento que tenha uma rentabilidade um pouco acima da inflação, no longo prazo ela vai terminar a vida com muitos milhões de Reais”.

Para ajudar as pessoas a entenderem a diferença que este tipo de pensamento pode fazer na vida da pessoa, Cerize está apostando na educação financeira por meio do entretenimento. Recentemente, ele criou a plataforma inv, que mistura educação com entretenimento – tem vídeos, análises, cursos e até documentários – a um baixo custo. “Levar conhecimento a essas pessoas é uma missão que mais me dá motivação.”

>>> Confira aqui todos os episódios do programa.