A Casa Branca tentou convencer as autoridades de imigração a enviar migrantes sem documentos para “cidades-santuário democratas”, para se vingar dos inimigos políticos do presidente Donald Trump, informou o Washington Post.

Citando fontes do departamento de Segurança Interna e vazamentos de e-mails, o jornal disse na quinta-feira que funcionários da Casa Branca abordaram o plano em novembro, solicitando aos funcionários de várias agências para que membros de uma caravana de imigrantes fossem presos na fronteira e então enviados “para cidades-santuários de pequeno e médio porte”.

As “cidades-santuário”, geralmente governadas por democratas, recusaram-se a entregar imigrantes indocumentados às autoridades federais para deportação.

A Casa Branca disse à agência de imigração e alfândega (ICE) que o plano procurava aliviar a falta de espaços de detenção, mas também enviar uma mensagem aos democratas, disse o jornal.

O plano foi rejeitado pelo ICE, e um alto funcionário da agência disse que gerou muitas preocupações e que também impôs “riscos de RP (relações públicas)”.

O Post indicou que um funcionário da Casa Branca e um porta-voz do departamento de Segurança Interna declararam que o plano não estava mais sendo considerado.