ROMA, 24 JAN (ANSA) – A Casa Branca publicou em seu perfil no X uma imagem de imigrantes acorrentados nas mãos e nos pés enquanto caminham para ser deportados.
“Assim como ele prometeu, o presidente Trump está enviando uma forte mensagem para o mundo: aqueles que entram nos Estados Unidos ilegalmente enfrentarão sérias consequências”, diz a mensagem.
Na foto, nove imigrantes são levados para os fundos de um avião militar de carga. “Os voos de deportação começaram”, afirma a legenda da imagem.
Horas antes, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, havia informado que uma operação realizada após a posse de Trump tinha levado à prisão de 538 imigrantes em situação irregular.
“A maior deportação em massa da história está bem encaminhada”, disse ele. Trump elegeu imigrantes como bode expiatório dos problemas de segurança nos Estados Unidos e, desde que voltou ao poder, já declarou “emergência nacional” na fronteira com o México e enviou mais de mil soldados para a região.
O presidente também assinou uma ordem executiva proibindo a concessão de cidadania americana por direito de nascimento a filhos de imigrantes em situação irregular, mas a medida foi suspensa por um tribunal de Seattle, que a chamou de “flagrantemente inconstitucional”. (ANSA).