O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, espera se reunir com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, na próxima semana em Washington, mas isso dependerá de ele estar curado da covid que contraiu, informou a Casa Branca nesta quinta-feira(18).
“Temos muita expectativa de que os dois líderes tenham a oportunidade de se encontrarem quando o primeiro-ministro Netanyahu estiver na cidade”, disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, aos jornalistas.
Netanyahu deve discursar no Congresso dos EUA na próxima quarta-feira.
Jornais israelenses estavam prevendo uma reunião com Biden na próxima segunda-feira, mas Kirby disse que não sabe “exatamente como será a reunião neste momento”. “A saúde do presidente e sua recuperação da covid são uma prioridade”, afirmou.
A guerra entre Israel e o grupo islamista palestino Hamas será o tema central da reunião, em que Biden pretende pressionar o primeiro-ministro israelense por um acordo de paz.
Antes da visita de Netanyahu, os congressistas israelenses aprovaram uma resolução simbólica que se opõe à criação de um Estado palestino, uma medida criticado pela ONU e que contraria os planos dos EUA para a região.
“Não é algo de que o presidente Biden vai abrir mão”, disse Kirby quando perguntado sobre a votação desta quinta-feira. “Vamos continuar fazendo tudo o que for possível para tentar alcançar esse resultado.”
Biden sofre de sintomas leves após testar positivo para covid na última quarta-feira, indicou Kirby, o que o obrigou a fazer uma pausa na campanha, em um momento em que cresce o número de democratas pedindo que ele desista de sua candidatura à reeleição.
Kirby disse que nem a turbulência política, nem sua doença afetaram suas funções, o que inclui a “segurança nacional”.
dk/dw/erl/cjc/ln/ic