NOVA YORK, 31 JAN (ANSA) – A Casa Branca confirmou nesta sexta-feira (31) que vai impor tarifas sobre Canadá, México e China a partir do próximo sábado (1º).
Os produtos importados dos dois vizinhos serão taxados em 25%, enquanto os itens do gigante asiático vão ser tarifados em 10%, declarou a porta-voz do governo americano, Karoline Leavitt.
Washington explicou que canadenses e mexicanos foram alvos das tarifas por “permitirem uma invasão ilegal de migrantes”, enquanto Pequim sofreu a medida em retaliação pelo “fentanil ilegal que forneceu e permitiu distribuir” nos EUA.
Leavitt deu pouquíssimos detalhes sobre como essas tarifas vão ser aplicadas pelos americanos, mas as regras deverão ser reveladas “em algum momento” no sábado.
Já sobre a União Europeia, a Casa Branca confirmou que Trump ainda não tomou uma decisão sobre as possíveis taxas ao bloco.
Antes do anúncio da confirmação das tarifas impostas, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, garantiu que a resposta de Ottawa será “imediata e enérgica”.
O Canadá poderá seguir o mesmo caminho do vizinho ou até mesmo usar sua arma mais importante: a energia. Diversos estados americanos dependem da energia canadense, e impor tarifas sobre as exportações aumentaria os preços, que Trump prometeu repetidamente que cairiam durante seu governo. (ANSA).