O presidente americano, Donald Trump, considera que os sistemas da CIA são “obsoletos” e devem ser modernizados, afirmou nesta quinta-feira o seu porta-voz, questionado sobre as últimas revelações do WikiLeaks.
“O presidente está muito preocupado com a publicação de informações confidenciais que debilitam nossa segurança nacional”, declarou Sean Spicer. “Ele acredita que os sistemas da CIA são obsoletos e devem ser modernizados”.
WikiLeaks publicou na quarta-feira 9 mil documentos da CIA que revelam que a agência controlava smart TVs da Samsung e iPhones, entre outros dispositivos, para espionar seus usuários.
Julian Assange atribuiu à “incompetência devastadora” da CIA a publicação por sua plataforma WikiLeaks de milhares de documentos secretos da Agência de Inteligência americana.
“É um fato histórico de incompetência devastadora ter criado tal arsenal (de material secreto) e tê-lo armazenado todo em um único lugar”, disse Assange em uma coletiva de imprensa em seu abrigo na embaixada equatoriana em Londres, criticando a forma como a CIA protegeu seus dados.
A CIA reagiu acusando o WikiLeaks de ajudar os inimigos dos Estados Unidos e, segundo o Washington Post, lançando uma grande operação para identificar quem vazou os documentos.