A Editora Voante chega ao mercado editorial com o lançamento de “Cartas da Vovó Menina”, uma coletânea de cartas trocadas entre Arlete Soares e Manuela Dias, escritas em nome de sua filha Helena, desde seus primeiros dias de vida até os seis anos. “É um tesouro de memórias e amor transgeracional”, afirma Manuela.
Arlete Soares, fotógrafa renomada e fundadora da Editora Corrupio, conhecida por editar os livros do célebre Pierre Verger, compartilhou suas reflexões e conselhos através de cartas escritas entre os seus 76 e 83 anos. As respostas de Helena, encantadoras e perspicazes,
foram escritas por sua mãe, refletindo os interesses da menina por cavalos, doce de leite e pão de queijo.
A criação gráfica é de Marina Baggio, que utiliza os desenhos de Helena e suas letras manuscritas, assim como as de Arlete, compondo uma obra tanto sensível quanto apaixonante.
“Cartas da Vovó Menina" oferece um olhar íntimo sobre a conexão única entre avó e neta, celebrando as pequenas alegrias e as grandes lições de vida compartilhadas ao longo dos anos.
Sobre as autoras
Manuela Dias é baiana, estudou jornalismo e cinema. Foi indicada ao Emmy Internacional com a minissérie “Justiça” e com a novela “Amor de Mãe”, e venceu como melhor novela no Festival de Veneza, melhor minissérie no APCA, entre outros. Estreou na literatura em 2022
com o romance “Tilikum” e, em junho de 2023, lançou “Diário de Dona Lurdes”, um spin-off
literário da novela “Amor de Mãe”.
Arlete Soares, 83 anos, é fotógrafa e editora. Filha da Bahia, de Iemanjá e da Contracultura. Publicou cinco livros de fotografia e um romance. Fundadora da Editora Corrupio (1979 – 2020), atualmente se dedica a seu acervo fotográfico, que atravessa diversos mundos.
Helena, 6 anos, nasceu no Rio de Janeiro, é pisciana. Ama cavalos. Filha de Manuela e Caio. Gosta de pão de queijo e doce de leite.