O cartão de crédito é o meio de pagamento mais usado pelo varejo de vizinhança nas compras de reposição de estoque. O dado consta em pesquisa realizada pelo Compra Agora, plataforma de transações entre empresas focada no pequeno varejo, em parceria com o Instituto Locomotiva.
“Entre os varejistas que utilizam o cartão de crédito, 3 em cada 10 o têm como principal meio de pagamento para comprar produtos para reposição de estoque. O cartão de crédito aparece em nossas pesquisas não só como um facilitador de acesso para o consumidor, especialmente os das classes C, D, e E, mas também como uma ferramenta para os varejistas familiares na gestão de estoques”, explica Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.
O levantamento mostra que mais da metade dos varejistas (55%) usa cartão de crédito para comprar produtos que abastecem as prateleiras do estabelecimento. Os entrevistados também citam uso de cartão de débito (52%), Pix (37%), dinheiro (35%) e boleto (32%).
Entre os que utilizam boleto, 64% pagam tanto à vista quanto a prazo, dependendo da compra. Entre os 31% que usam a prazo, 37% gostariam de pagar com mais de 30 dias de prazo, mas apenas 6% dizem ter esta opção.
Otimismo
A pesquisa aponta também que os varejistas de vizinhança do setor alimentar estão otimistas com os rumos do seu negócio este ano: 83% acreditam que o desempenho do comércio vai melhorar nos próximos 12 meses.
“A pesquisa reflete uma notável confiança dos varejistas de vizinhança no futuro de seus negócios, sublinhando uma tendência de recuperação e crescimento sustentado. A expectativa positiva entre 8 em cada 10 entrevistados para 2024 é um indicador do potencial de crescimento e inovação no setor”, explica Meirelles.
A pesquisa foi feita com base em 600 entrevistas com proprietários (78%) ou funcionários (22%) responsáveis pela gestão comercial do varejo de vizinhança alimentar (possui até 9 caixas físicos) em todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de 4 pontos percentuais.