A equação E = mc², a equação da relatividade, é (quase) tão famosa quanto seu criador, o cientista Albert Einstein. Para não restar dúvidas, é só olhar o valor que uma carta de Einstein com essa equação vai a leilão: o valor inicial estimado em 400 mil de dólares, aproximadamente 2,1 milhões reais. As informações são da Revista Galileu.

Essa equação, elaborada por Einstein em 1905, foi um divisor de águas entre a física clássica e moderna. Ela faz parte da Teoria da Relatividade Restrita. Já a carta é de 1946 e é o quarto documento com a equação da relatividade deixado pelo cientista contendo, de acordo com o Projeto Einstein Papers, do Instituto de Tecnologia da Califórnia e da Universidade Hebraica de Jerusalém.

Além da carta com a fórmula E = mc², serão leiloadas outras cartas de Einstein com suas equações de campo gravitacional e informações sobre a ascensão de Hitler e o nazismo em 1934.

A carta tinha um destino, o físico polonês-americano Ludwik Silberstein, que era bem cético em relação a algumas descobertas de Einstein, ainda que fosse simpatizante de outra hipótese do alemão, hoje conhecida como Teoria da Relatividade Geral.