Economia

Carrefour Brasil tem lucro 5% maior no 1º trimestre

Carrefour Brasil tem lucro 5% maior no 1º trimestre

.


SÃO PAULO (Reuters) – O Carrefour Brasil teve lucro líquido ajustado de 420 milhões de reais no primeiro trimestre, crescimento de 4,7% ante mesmo período de 2020, impulsionado por maiores vendas em suas divisões de supermercados e atacarejo e controle de gastos.

A companhia apurou uma geração de caixa medida pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado de 1,1 bilhão de reais nos três primeiros meses do ano, queda de 1,3% sobre o desempenho de um ano antes.

A empresa afirmou que pretende abrir 45 novas lojas em 2021, incluindo conversões das operações de atacado compradas do grupo Makro, o que deve gerar um crescimento de 10% a 12%.

As vendas líquidas do grupo avançaram 13,8%, enquanto as despesas com vendas, gerais e administrativas tiveram incremento de 7,1% no período.

A divisão de atacarejo, a maior da empresa e representada pelo Atacadão, teve crescimento de 17,7% nas vendas líquidas, o Ebitda ajustado avançou 8,6% e a participação das despesas nas vendas teve ligeiro recuo de 0,1 ponto percentual, para 8,2%.

A companhia abriu nove lojas do Atacadão de janeiro ao fim de março e afirmou que vai abrir outras 20 no segundo trimestre.

Na área de supermercados, as vendas subiram 5,7%, o Ebitda ajustado saltou 25,4% e as despesas recuaram 1,3 ponto, a 18,1%.

+ Sabrina Sato aparece com micro biquíni e surpreende seguidores

+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça

Em termos consolidados e excluindo postos de combustíveis, as vendas do grupo no país subiram 11,6% no conceito “mesmas lojas” no primeiro trimestre acima dos 7,6% do mesmo período de 2020. O Carrefour Brasil citou no balanço dados atribuídos à empresa de pesquisa de mercado Nielsen que apontaram para um crescimento do setor de varejo de 5,5% no primeiro trimestre.

No Atacadão o desempenho da mesma base de lojas foi de alta de 12,9%, ante 7% um ano antes e na divisão de supermercados, o crescimento mesmas lojas foi de 8,6%, ligeiramente abaixo dos 8,9% registrados no primeiro trimestre de 2020.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

tagreuters.com2021binary_LYNXMPEH4A1GE-BASEIMAGE

Veja também
+ Mãe de Eliza Samudio diz que Bruno não paga pensão e que filho do goleiro se sente culpado pelo crime
+ Deputado dos EUA sugere mudar órbita da Lua para combater aquecimento
+ Baleia 'engole' pescador nos EUA e depois o cospe vivo
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Faustão é internado em hospital de SP
+ Após processar nora, mãe de Medina a acusa de ter destruído sua casa; veja fotos
+ Conheça a eficácia de cada vacina no combate à Covid-19
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio
+ Fondue de chocolate com frutas fácil de fazer
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Sucuris gigantes são flagradas em expedições de fotógrafos no MS