No auge do verão brasileiro, o carnaval é marcado pela extravagância nos looks e nas maquiagens, além de ocorrer em locais abertos e com alta exposição solar. Por isso, realizar cuidados com a pele específicos para essa ocasião é essencial para evitar danos à saúde cutânea e preservar a beleza durante e após o feriado.

+ 3 passos simples para manter a pele bonita e saudável

+ Principais cuidados com a pele negra no verão

Manter a hidratação durante todo esse período de alta exposição e, normalmente, consumo excesso de álcool é fundamental para a manutenção do organismo, evitando, inclusive, o ressecamento da pele e a perda de viço. Por isso, tenha sempre por perto uma garrafa de água e lembre-se de alternar sua ingestão com as bebidas alcoólicas. Outras boas opções para esse momento são água de coco e sucos naturais, além de verduras e carboidratos leves.

Proteção solar

A atenção aos produtos de skincare também não pode faltar. Afinal, usando as opções adequadas, é possível manter a pele saudável mesmo em condições adversas como em blocos ao ar livre, praia e piscina.

José Roberto Fraga Filho, dermatologista, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e diretor clínico da clínica Dermagynus destaca a necessidade do uso de protetor solar de alta proteção (mínimo 30 FPS) em todos os tipos de pele. Segundo ele, o produto deve ser utilizado 30 minutos antes de se expor.

E lembre-se: o corpo e os lábios também merecem proteção. Por isso, tenha sempre por perto essas opções. Se desejar, uma cobertura de maquiagem, vale apostar em protetor solar com cor, especialmente nas versões em pó.

Para aumentar a proteção, o médico recomenda o uso de acessórios como chapéus, bonés e óculos escuros.

Higienização e hidratação da pele

Higienizar a pele antes de sair de casa e antes de dormir é essencial para eliminar as impurezas e afastar as bactérias causadoras de acne, bem como evitar rugas e manchas. Portanto, não deixe o cansaço te sabotar.

“Mesmo que você lave no banho com água e sabão, deve fazer uma limpeza mais apurada com um demaquilante sem álcool ou água micelar, assim retira os resíduos da maquiagem e as impurezas da rua”, complementa o especialista.

Após esse passo, José Roberto orienta a hidratação (tanto antes de dormir quanto antes do protetor solar pela manhã). Segundo ele, esse passo “é muito importante, pois deixa a pele mais resistente às intempéries do clima”.

Cuidados com os usos e manuseios

Se você realizou algum tipo de procedimento estético, especialmente opções mais invasivas, como peeling, vale evitar locais abertos. Afinal, principalmente nesses casos, a exposição solar pode favorecer o risco de manchas.

Outra observação importante é sobre o consumo e a manipulação de frutas cítricas durante a exposição a luz solar, visto que podem desencadear uma reação química na pele levando a queimadura, bolhas e manchas acastanhadas.

“Quando acontece uma queimadura ou reação alérgica, quer dizer que nossa barreira de proteção foi quebrada, sendo assim devemos procurar um atendimento médico para evitar que essas irritações piorem e se tornem bolhas e manchas duradouras”, finaliza o médico.