A semana política no Brasil deve ser orientada pelo Carnaval, já que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve participar dos festejos no Rio de Janeiro e na região Nordeste, agendas questionadas pela oposição, enquanto o Congresso Nacional terá atividades abreviadas com o início das festividades.
+ Lula parabeniza vitória de António Seguro em Portugal
+ Kassab: Lula disse que estará com Eduardo Paes, ele não pode falar não
O mandatário e a primeira-dama Janja da Silva devem assistir no próximo domingo, 15, ao desfile das escolas de samba na Marquês de Sapucaí. Na mesma noite, será apresentado um enredo sobre a trajetória de Lula pela escola Acadêmicos de Niterói, que fará sua estreia no Grupo Especial.
A oposição tem criticado o repasse de cerca de R$ 1 milhão do governo federal à agremiação fluminense. Apesar das críticas, o envio dos recursos foi mantido, e a primeira-dama participou dos ensaios da escola no Sambódromo carioca na última sexta-feira, 6.
Antes de desembarcar no Rio, o casal presidencial deve passar pelos carnavais de Pernambuco e da Bahia. Já nesta segunda-feira, 9, Lula cumpre agenda em São Paulo, onde terá diversos compromissos oficiais, entre eles uma visita ao Centro de Produção de Vacinas contra a dengue do Instituto Butantan.
No âmbito legislativo, o Senado Federal terá sessões semipresenciais por determinação do presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil). Na Câmara dos Deputados, o presidente Hugo Motta convocou para esta segunda-feira uma reunião de líderes para discutir a pauta da semana, com expectativa de maior concentração de atividades nas comissões do que no plenário.
Na área econômica, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga nesta terça-feira, 10, os dados da inflação de janeiro. (ANSA).