VENEZA, 24 OUT (ANSA) – A próxima edição do célebre Carnaval de Veneza será dedicada às Olimpíadas de Inverno de 2026, que serão realizadas em fevereiro do ano que vem e terão como sedes as cidades de Milão e Cortina d’Ampezzo.
As festividades na capital do Vêneto (região onde fica Cortina) estão programadas para 31 de janeiro a 17 de fevereiro, sob o tema “Olympus – Alle origini del gioco” (“Olimpo – Às origens do jogo”).
A proposta é entrelaçar história, arte e esporte, remetendo à Veneza dos séculos passados, quando o Carnaval era um palco para competições, espetáculos acrobáticos e provas de habilidade que, segundo os organizadores, antecipavam o espírito das Olimpíadas modernas.
O cartaz oficial do evento foi inspirado na pintura “La festa del Giovedì Grasso in Piazzetta”, um óleo sobre tela de Gabriel Bella datado entre 1779 e 1792 e que retrata a efervescência do carnaval histórico.
“Veneza sempre foi uma cidade de jogo, desafio e liberdade.
Queremos homenagear o espírito olímpico que animará o nosso país em 2026, mas também recordar que foi justamente aqui, entre os becos e as praças da Sereníssima, que nasceram formas de espetáculo e competição que ainda hoje nos emocionam”, afirmou o prefeito Luigi Brugnaro.
“O Carnaval será um grande abraço à Itália que recebe os Jogos de Milão-Cortina, uma ponte simbólica entre a lagoa e as montanhas. Queremos contar uma ideia de festa que une, que respeita e que valoriza cada pessoa, como no esporte: porque a verdadeira vitória é participar, compartilhar, sentir-se parte de uma comunidade”, acrescentou.
Já o diretor artístico do Carnaval veneziano, Massimo Checchetto, explicou a fundação filosófica do tema. “O jogo é a origem de toda arte e de toda festa. Veneza, com seus antigos ritos populares, é o lugar perfeito para fazer reviver essas conquistas e transformá-las em emoções contemporâneas. ‘Olympus’ é um convite para acreditar na força da imaginação, na beleza como competição criativa e na festa como um rito universal que une deuses e mortais”, disse.
A programação completa e mais detalhes sobre as festividades serão divulgados nas próximas semanas. (ANSA).