A Polícia Civil de São Paulo prendeu cinco homens suspeitos de se passarem por vendedores ambulantes para efetuar golpes em pessoas que frequentavam um bloco de carnaval durante a tarde do sábado, 27, na Barra Funda, zona oeste da capital paulista. Os detidos teriam sido pegos com 146 cartões de débito e de crédito, além de cinco maquininhas de pagamento, oito celulares e duas bolsas.

+ Iza promete ‘trio inovador’ em estreia de bloco de carnaval em SP

+ Mc Daniel anuncia bloco de Carnaval em São Paulo: ‘O bagulho vai ficar louco’

Casos de delitos na folia não são novos e uma série de golpes já foi vista por muitos que compareceram aos locais de festa. No ano passado, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) relatou uma série de crimes que se tornaram comuns em blocos de carnaval e nas datas que antecedem as comemorações, em uma tentativa de alertar os que vão à folia.

Uma das práticas citadas é a da troca de cartão, em que um indivíduo geralmente se passa por vendedor ambulante e pede o objeto pelo qual será efetuado o pagamento para colocá-lo na maquininha, aproveitando a distração do comprador para pegar o item e substituir por outro de aparência similar, sem que a vítima perceba. Muitas vezes o criminoso observa a senha utilizada na compra.

“O golpista também usa algum truque e desvia a atenção do folião para que a vítima digite a senha no campo destinado ao valor da compra”, afirmou o diretor do Comitê de Prevenção de Fraudes da Febraban, Adriano Volpini. Para evitar cair nesta prática, ele complementa que o campo em que o código é inserido na maquininha deve mostrar apenas asteriscos.

“Peça o recibo impresso da transação e verifique se o valor está correto. Em pagamento via QR Code ou Transferência, confira o valor e o destinatário do dinheiro”, explicou Adriano Volpini, ressaltando que a transação não deve ser efetuada caso o visor da maquininha esteja danificado ou impossibilite a visualização da quantia.

Outro problema citado é o furto ou roubo de celulares, e a Febraban alerta para que senhas de banco ou de cartões de pagamento não sejam anotadas no telefone, seja em e-mails ou até mensagens de Whatsapp, já que, como muitos casos ocorrem quando a vítima está utilizando o aparelho, os criminosos podem ter acesso aos dados registrados. Recentemente, o governo lançou o aplicativo Celular Seguro, que pode ser utilizado para bloquear o equipamento no momento em que for levado por criminosos ou perdido.

Entre as dicas da Febraban também estão:

  • Proteja o seu cartão e não o deixe solto em bolsos, pois isso pode facilitar o pagamento por aproximação em situações de aglomeração;
  • Se o vendedor informar que precisa passar o cartão novamente, desconfie e verifique se houve uma cobrança indevida;
  • Em caso de roubo, comunique imediatamente o seu banco e registre um boletim de ocorrência.

Golpe da Pochete

No TikTok, muitos usuários comentam sobre as práticas criminosas realizadas no carnaval, entre eles está a influenciadora que utiliza o nome de “b.rubis” na rede social. Ela cita, em um vídeo que já possui mais de 125 mil visualizações, alguns dos golpes mais comuns que ocorrem na folia. O primeiro comentado pela mulher é o “Golpe da Pochete”, em que um criminoso abre o zíper da bolsa, e um comparsa pega o que tiver dentro, sem o folião notar.

Para evitar ser lesado por essa prática, a mulher cita algumas formas. “A solução mais prática é usar a pochete invertida, usar uma doleira por dentro da bermuda ou da hot pants, mas algo que já vi alguns amigos fazendo é colocar um cadarço no zíper. Dá mais trabalho na hora de você comprar alguma coisa, mas é contenção de danos”, afirmou a influenciadora.

Outras práticas comentadas pela influenciadora são, quando um estranho pede um abraço sem motivo aparente, e durante o contato com a vítima, pertences são furtados, para evitar esse tipo de crime, a mulher aconselha se desvencilhar do golpista. “O solteiro não tem um minuto de paz. Um amigo, no carnaval passado, foi dar um beijo triplo e quando ele viu, o celular já tinha ido embora”, conta “b.rubis”, citando outra forma em que as pessoas são lesadas na folia.

Confira o vídeo da influenciadora:

@b.rubis Seis golpes em blocos de Carnaval ‼️ #utilidadepublica #carnavalrj #blocosderua #carnaval2023 #golpes #furtos #boitolo ♬ Swing do Campo Grande – Gilsons