Com o anúncio de Rita Lee (1947-2023) como homenageada pela Mocidade Independente de Padre Miguel no Carnaval de 2026, já é possível estabelecer que o próximo desfile do Rio de Janeiro será marcado pelos enredos biográficos.
A onde de tributos acontece após a coroação da Beija-Flor de Nilópolis como campeã do Carnaval 2025, com o enredo “Laíla de Todos os Santos”, reverenciado Laila – diretor da escola que morreu em 2021.
+ Grande Rio anuncia Virginia Fonseca como nova rainha de bateria
+ Público detona Virgínia Fonseca como Rainha da Grande Rio
Das 12 agremiações que fazem parte do Grupo Especial, oito já anunciaram suas temáticas e pelo menos seis irão homenagear alguma personalidade. Confira:
Mocidade Independente de Padre Miguel
Com pontos turísticos do Rio tomados por réplicas dos famosos óculos vermelhos de lentes redondas — acessório característico de Rita Lee —, na manhã da última quinta-feira, 22, a Mocidade foi a escola mais recente a divulgar seu enredo para a Sapucaí em 2026: “Rita Lee, a padroeira da liberdade”.
Ver essa foto no Instagram
Acadêmicos do Salgueiro
Já a escolha de homenagem da eneacampeã do Carnaval do Rio foi a carnavalesca Rosa Magalhães (1947-2024). Em um post nas redes sociais, a escola reforçou a história da veterana na agremiação, onde iniciou sua carreira em 1970 e particionou do desfile “Festa para um rei negro”.
Ver essa foto no Instagram
Imperatriz Leopoldinense
Dono da cinebiografia “Homem com H”, lançada no início de maio, Ney Matogrosso também foi anunciado como homenageado pela verde e branco do Rio. O artista visitou o barracão da escola, na Cidade do Samba, e chegou a ser surpreendido com a interpretação de seus sucessos em ritmo de samba.
Ver essa foto no Instagram
Acadêmicos do Viradouro
Dessa vez, o tema da escola virá da própria agremiação: o Mestre Ciça, integrante da bateria da Viradouro. Moacyr Silva Pinto, seu nome de batismo, disse estar surpreso com a repercussão da homenagem e confessou não saber que é considerado tão “grandioso” no universo do Carnaval.
Além da Viradouro, Ciça também passou por escolas como Estácio de Sá, Unidos da Tijuca, União da Ilha e Acadêmicos do Grande Rio.
Ver essa foto no Instagram
Unidos de Vila Isabel
Pintor e um dos fundadores das primeiras escolas de samba do Brasil, Heitor dos Prazeres será o homenageado da agremiação em 2026 com o enredo “Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um sambista sonhou a África”.
Artista plástico, o sambista retratou o Carnaval em suas obras e criou o nome da Pequena África, região onde fica a Pedra do Sal, símbolo de resistência e união do povo africano trazido para o Brasil para ser escravizado.
Ver essa foto no Instagram
Estação Primeira de Mangueira
A verde e rosa anunciou Raimundo dos Santos Souza (1926-1999), o “Mestre Sacaca”, como homenageado em seu próximo desfile. O amapaense, que dá nome ao Museu Sacaca, no Centro de Macapá, ficou conhecido por aplicar seus conhecimentos sobre plantas e remédios no tratamento de doenças, utilizando chás, unguentos e simpatias.
Ver essa foto no Instagram