A previsão de chuva para o Carnaval de São Paulo que começa a partir desta sexta-feira (21) fez com quem uma empresa do setor de bebidas criasse uma sistema que promete espalhar os temporais para outras regiões do estado, como por exemplo, o Sistema Cantareira, no interior de São Paulo, de acordo com informações do G1.

“A ideia é fazer chover no lugar certo, como no reservatório Cantareira, por exemplo, e liberar os foliões para apreciar o carnaval de forma mais completa”, disse o vice-presidente de Sustentabilidade e Suprimentos da Cervejaria Ambev, Rodrigo Figueiredo, em entrevista ao G1.

Segundo a reportagem, ação consiste em depositar gotículas de água potável nas nuvens da região em que se deseja que chova. Isso faz com haja um aumento do tamanho da nuvens e, consequentemente, a chance de chover dentro da região do projeto.

Um radar meteorológico capta nuvens carregadas de água, com potencial de chuva, que se deslocam em direção a São Paulo. Antes disso, as nuvens recebem as gotículas e podem desaguar antes de chegar na cidade.

“Este é um método livre de químicos e se utiliza apenas água potável aplicada em forma de gotículas de diâmetro controlado. Dessa forma, “imita-se” o processo natural de crescimento vertical da nuvem e precipitação, resultando na indução da chuva. Sem efeitos colaterais ou danos ao meio ambiente”, disse disse Majory Imai, Ceo da Modclima, ao G1.