O espanhol Carlos Sainz, da Ferrari, venceu neste domingo (24) o Grande Prêmio da Austrália, encerrando a série de vitórias da Red Bull nesta temporada, depois de o tricampeão mundial Max Verstappen ter abandonado a prova devido a uma falha mecânica.

Sainz, que passou por uma cirurgia de apendicite há duas semanas, terminou a corrida 2,3 segundos à frente de seu companheiro de equipe Charles Leclerc, enquanto Lando Norris, da McLaren, ficou em terceiro.

Foi o terceiro Grande Prêmio de Sainz e o primeiro desde a vitória no ano passado em Cingapura.

“Muito feliz, me senti muito bem lá. Claro que fisicamente não foi fácil, mas tive sorte de estar mais ou menos sozinho e consegui administrar meu ritmo”, declarou Sainz.

O dia foi desastroso para o holandês Verstappen, que teve que sair do seu veículo fumegante após ser ultrapassado por Sainz na segunda volta.

“Tenho fumaça, fumaça azul, fogo, fogo”, disse ele através da rádio da equipe antes de abandonar a corrida em Melbourne com o que parecia ser um problema no freio traseiro.

Também foi uma corrida ruim para Lewis Hamilton e sua inconsistente Mercedes. O britânico, sete vezes campeão mundial, sofreu uma falha no motor na volta de número 17.

mp/dh/mas/zm/aam