Carlos Bolsonaro diz que pai passou madrugada com ‘pressão altíssima’

Em uma rede social, o filho de Jair Bolsonaro demonstrou preocupação sobre o atual quadro de saúde do pai

Jair Bolsonaro e Carlos, o '03'
Jair Bolsonaro e Carlos, o '03' Foto: Alan Santos/PR

O vereador pelo Rio de Janeiro (RJ) Carlos Bolsonaro (PL), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, relatou, em uma rede social, que no início da madrugada desta segunda-feira, 29, a pressão arterial do pai estava elevada. Segundo o parlamentar, os médicos precisaram intervir e avaliaram a possibilidade de uma nova cirurgia para cessar os soluços constantes.

+ Retrospectiva 2025: o julgamento e o destino de Jair Bolsonaro

+ Procedimento não garante fim das crises de soluço de Bolsonaro, diz médico

Na mesma publicação, ele ainda relatou que foi iniciado um tratamento para apneia do sono. “São muitos desafios somados, e todos sabemos que, sem acompanhamento médico constante e cuidados rigorosos, sua vida fica seriamente ameaçada. Seguimos com fé, esperança e orações para que tudo ocorra bem”, declara Carlos.

Veja a publicação

 Atual quadro clínico de Jair Bolsonaro

O ex-presidente deve ser submetido, ainda hoje, a um novo procedimento para tentar conter a crise de soluços. A previsão é que a equipe médica realize o bloqueio do nervo frênico esquerdo.

A informação foi divulgada pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro por meio das redes sociais. Ela escreveu que o ex-chefe do Executivo “apresentou novas crises de soluços” sem pausas, o que “causou grande exaustão e elevação da pressão arterial”.

Durante o último fim de semana, Bolsonaro — que já estava internado depois de uma cirurgia de hérnia inguinal — apresentou crise de soluços e precisou ser submetido ao bloqueio anestésico do nervo frênico direito, um procedimento pouco invasivo e temporário.

O procedimento serve para conter os movimentos do músculo do diafragma, com impacto nas crises de soluços. A intervenção foi realizada primeiro de um lado para verificar como o ex-presidente reagiria.

Segundo o boletim médico divulgado no domingo, 28, a aplicação do primeiro bloqueio no sábado, 27, não apresentou a reação esperada. Durante a noite, Bolsonaro teve uma nova crise de soluço, o que manteve a previsão da outra intervenção nesta segunda.

“Na noite passada, apresentou nova crise de soluços, apesar do procedimento realizado, além de elevação da pressão arterial. No momento encontra-se estável e sem soluços. Para amanhã (29), está programada a complementação do tratamento, com bloqueio do nervo frênico esquerdo, para posterior avaliação dos resultados. O paciente deverá seguir com fisioterapia para reabilitação, medidas de profilaxia de trombose venosa e cuidados clínicos”, informou.

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi transferido para o Hospital DF Star na quarta-feira, 24, e passou por uma cirurgia para corrigir hérnia inguinal bilateral na quinta-feira, 25. De acordo com os médicos, o procedimento transcorreu como o previsto e sem intercorrências.