VATICANO, 7 SET (ANSA) – O papa Leão XIV proclamou santos Carlo Acutis e Pier Giorgio Frassati na missa de canonização conduzida neste domingo (7) na Praça São Pedro, no Vaticano.
Com a canonização, o italiano Acutis, falecido de leucemia aos 15 anos em 2006, tornou-se o primeiro santo da geração “millennial” – que abrange os nascidos entre 1980 e 1996. Ele teve um milagre reconhecido pelo Vaticano no Brasil, em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.
Já o também italiano Frassati, morreu de meningite aos 24 anos em 1925. Ele teve um milagre reconhecido pela Santa Sé em 2024, ocorrido no ano anterior em Los Angeles, nos Estados Unidos.
“Beatos Pier Giorgio Frassati e Carlo Acutis, nós os inscrevemos no Rol dos Santos, decretando que em toda a Igreja sejam devotamente honrados entre os santos”, pronunciou, em latim, a fórmula oficial de santificação, o pontífice no início da missa.
Assim que as palavras oficiais foram ditas, a cidade italiana de Assis, onde, no Santuario della Spogliazione está o corpo de Acutis, explodiu em aplausos.
Na sequência, as relíquias de Acutis e Frassati foram levada ao altar na Santa Sé.
Segundo o Vaticano, mais de 80 mil pessoas acompanharam a cerimônia de canonização dos novos santos, que também contou com a presença do presidente da Itália, Sergio Mattarella, do líder da Câmara dos Deputados do país, Lorenzo Fontana, do subsecretário da Presidência do Conselho, Alfredo Mantovano, e do senador Pier Ferdinando Casini.
Destaque também para a participação dos pais de Acutis, Andrea Acutis e Antonia Salzano, e de seus irmãos Michele e Francesca. Uma sobrinha de Frassati também participou da cerimônia, mas não teve seu nome revelado. Em dado momento, todos foram chamados pelo Papa para o altar.
Antes de iniciar a celebração de canonização, um marco em seu recente papado, Robert Prevost disse que “hoje é uma bela festa para toda a Itália, para toda a Igreja e para o mundo inteiro”.
“Hoje é um dia de grande alegria, e eu queria saudar os muitos jovens e crianças que vieram para esta santa missa”, acrescentou o pontífice, destacando os que “vieram de diferentes países”.
Durante a homília, o líder da Igreja Católica pediu a todos, “principalmente aos jovens, a não desperdiçar a vida”.
Citando frases dos novos santos, Leão XIV falou: “‘Não eu, mas Deus’, dizia Carlo. E Pier Giorgio: ‘Se tiver Deus no centro de suas ações, então chegará até o fim'”.
“Esta é a fórmula simples, mas vencedora, de suas santidades”, explicou o Papa, acrescentando em seguida: “O maior risco da vida é aquele de desperdiçá-la fora dos planos de Deus”.
O Santo Padre, que antes da missa, havia anunciado aos fiéis que “se tiverem um pouco de paciência, espero poder cumprimentá-los na Praça” São Pedro, cumpriu a promessa. No papamóvel, ele saudou os devotos, incluindo crianças.
“Todos vocês, todos nós, também somos chamados a ser santos”, disse Leão XIV. (ANSA).