Carlinhos de Jesus atualiza estado de saúde sobre tratamento de doença autoimune

Dançarino, de 72 anos, foi diagnosticado com uma condição rara, que exige tratamento contínuo

Reprodução/Instagram.
Carlinhos de Jesus. Foto: Reprodução/Instagram.

O dançarino e coreógrafo Carlinhos de Jesus, 72 anos, atualizou seu estado de saúde sobre tratamento de doença autoimune. Ele foi diagnosticado com neuro radiculopatia desmielinizante crônica há alguns meses e desde então vem realizando tratamento contínuo para evitar incapacidades permanentes.

“É, minha gente, o tratamento continua a todo vapor com muita fisioterapia, hidroterapia e imunoterapia. Desistir nem pensar!”, escreveu ele, nesta quarta-feira, 17, ao compartilhar, no Feed do Instagram, cliques registrados no hospital. O diagnóstico do coreógrafo veio após ele sentir fortes dores na perna direita e instabilidade para se manter firme de pé.

+Carlinhos de Jesus diz que aprendeu a conviver com doença autoimune
+Carlinhos de Jesus revela diagnóstico que o levou a usar cadeira de rodas

Carlinhos de Jesus chegou a ficar cinco meses sem andar por conta da doença, mas voltou a caminhar após seguir o tratamento médico. Os exames mostraram ainda bursite trocantérica bilateral e tendinite nos glúteos, o que o levou a depender temporariamente de uma cadeira de rodas para se locomover.

A radiculopatia desmielinizante crônica, também conhecida como polirradiculoneuropatia inflamatória desmielinizante crônica (PIDC), é uma doença inflamatória e imunológica. Essa doença resulta do agravamento da síndrome de Guillain-Barré.

“Aprendi a conviver com a doença. Minha esposa é médica e pedi que ela me explicasse tudo direitinho, porque seria algo com que eu precisaria lidar para o resto da vida. O revestimento dos nervos vai se desfazendo, e eles acabam ficando desprotegidos e sem comunicação”, disse ele durante entrevista no “Conversa com Bial” (TV Globo), exibida em outubro último.