Carlinhos de Jesus diz que aprendeu a conviver com doença autoimune

Coreógrafo compartilha luta contra doença nos nervos e como promove inclusão na dança para todos

Carlinhos de Jesus
Carlinhos de Jesus Foto: Reprodução/Globo

Carlinhos de Jesus, 72 anos, falou sobre sua saúde durante sua participação no programa ‘Conversa com Bial’, da Globo. O dançarino e coreógrafo revelou que foi diagnosticado com neuropatia radiculopática desmielinizante crônica, condição que compromete a bainha de mielina dos nervos e tem provocado fraqueza muscular e paralisia nas pernas.

O problema foi identificado há alguns meses, depois que ele passou a sentir dores intensas na perna direita e dificuldade para se manter em pé. Os exames mostraram ainda bursite trocantérica bilateral e tendinite nos glúteos, o que o levou a depender temporariamente de uma cadeira de rodas para se locomover.

“Aprendi a conviver com a doença”, contou Carlinhos. “Minha esposa é médica e pedi que ela me explicasse tudo direitinho, porque seria algo com que eu precisaria lidar para o resto da vida. O revestimento dos nervos vai se desfazendo, e eles acabam ficando desprotegidos e sem comunicação”, explicou.

Atualmente no ar como jurado técnico do quadro “Dança dos Famosos”, no “Domingão com Huck”, o artista destacou o poder transformador da dança. “Hoje posso afirmar que qualquer corpo é capaz de dançar. Nos anos 1980, quis entender como uma pessoa com Síndrome de Down poderia se expressar por meio da dança. Nunca pensei ‘ela não pode dançar’, e sim ‘o que consigo criar com o que ela tem’. Depois fiz o mesmo com pessoas com deficiência visual, auditiva e, por fim, física”, relembrou.