Carla Zambelli corre risco de perder mandato após fim de licença

Carla Zambelli Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

BRASÍLIA, 2 OUT (ANSA) – A licença de 127 dias concedida pela Câmara à deputada federal Carla Zambelli, que está detida na Itália desde 29 de julho e aguarda decisão sobre seu pedido de extradição, chega ao fim nesta quinta-feira (2).

Com isso, a parlamentar não poderá retornar à Câmara dos Deputados e corre o risco de perder o mandato por faltas.

+ Afinal, Zambelli está ou não negociando uma delação?

Zambelli ficou afastada por sete dias por motivos de saúde e 120 dias por motivos pessoais. Sua licença teve início em 29 de maio.

De acordo com a Constituição brasileira, um parlamentar só pode se ausentar de um terço das sessões plenárias do ano legislativo sem justificativa.

Até o momento, Zambelli ? condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e inserção de documentos falsos na plataforma ? não registrou nenhuma ausência injustificada.

A deputada não recebe salário: os pagamentos foram suspensos por ordem do ministro Alexandre de Moraes e, segundo a Câmara, não serão retomados após o afastamento até que o STF decida o contrário.

Zambelli também pode perder o mandato em razão da condenação criminal, tendo em vista que a Constituição prevê isso em caso de trânsito em julgado. (ANSA).