GROSETTO, 13 DEZ (ANSA) – Um carimbo especial marca o 95º aniversário do primeiro voo transatlântico entre a Itália e o Brasil, em uma iniciativa promovida pelo clube filatélico Crociere Atlantiche ‘B. Andreuccetti’.
A homenagem é dedicada ao voo histórico liderado por Italo Balbo, que decolou da lagoa de Orbetello em 17 de dezembro de 1930, com uma formação de 12 hidroaviões Savoia-Marchetti S.55.
A expedição chegou ao Rio de Janeiro em 15 de janeiro de 1931, consolidando um feito pioneiro da aviação coletiva e de grande importância global na época.
Em 1933, Balbo liderou outra famosa travessia transatlântica, desta vez para os Estados Unidos, conectando Orbetello a Chicago e Nova York.
O evento comemorativo, realizado em colaboração com o Pro Loco Lagunare e patrocinado pelo município de Orbetello, acontecerá de 17 a 21 de dezembro no Oratório de Santo Antônio.
“Por nossa parte, continuamos a recordar os feitos dos nossos aviadores que ajudaram a tornar a nossa cidade famosa em todo o mundo, prestando homenagem tanto àqueles que conseguiram regressar como, sobretudo, àqueles que sacrificaram as suas vidas na realização desse feito histórico”, declarou Bernardino Bergamaschi, representante do clube.
Além do carimbo especial, disponível a partir das 11h (horário local) do dia 17 de dezembro até o final do evento, foram produzidos quatro novos postais comemorativos, incluindo um que retrata o monumento aos caídos da expedição ocorrida entre dezembro de 1930 e janeiro de 1931. (ANSA).