Cardeal envolvido em escândalo é investigado por peculato

VATICANO, 23 OUT (ANSA) – Pivô de um escândalo financeiro, o cardeal italiano Angelo Becciu é alvo de um inquérito da Justiça do Vaticano por suspeita de peculato.   

A informação é do jornal La Repubblica, que diz que o Ministério Público de Roma recebeu da Santa Sé um pedido para apurar acordos financeiros envolvendo a Igreja Católica e irmãos do prelado.   

Um deles foi firmado entre a Cáritas e uma cervejaria de Mario Becciu. O contrato autoriza a empresa a expor o logo da entidade beneficente em seus rótulos, em troca de repassar 5% do faturamento dos produtos.   

Segundo o Repubblica, o Vaticano considera que o acordo seria “pouco claro”. Além disso, Becciu teria transferido 700 mil euros para uma cooperativa chefiada por seu irmão Tonino e que presta serviços para a Cáritas na Sardenha.   

Os casos ocorreram na época em que o cardeal era o “número 2” da Secretaria de Estado (2011-2018), cargo que tem como prerrogativa a gestão dos recursos do Óbolo de São Pedro, sistema de arrecadação de doações à Igreja. O Vaticano também investiga o uso desse dinheiro em transações imobiliárias no exterior.   

No fim de setembro, Becciu renunciou ao cargo de prefeito da Congregação para as Causas dos Santos e aos direitos do cardinalato. Ele nega as suspeitas e diz que não cometeu nenhuma irregularidade. (ANSA).