Cardeal de Jerusalém critica evacuação ‘imoral’ em Gaza

VATICANO, 29 AGO (ANSA) – O patriarca de Jerusalém, cardeal Pierbattista Pizzaballa, classificou nesta sexta-feira (29) como “imoral” a evacuação dos civis na Faixa de Gaza, em meio a escalada na guerra entre Israel e o Hamas.   

A declaração foi dada em transmissão ao vivo em um encontro realizado na Igreja do Carmim, em Pavia, segundo o semanário diocesano “Il Ticino”.   

“As pessoas se sentem perdidas. Não há uma estratégia de saída.   

Eles querem destruir o Hamas, mas, no máximo, podem destruir a liderança atual, não a ideologia que a sustenta. Transferir populações, como pretendem fazer em Gaza, é imoral, além de contrário às convenções internacionais”, declarou.   

O cardeal explicou que “essas situações têm um enorme impacto na vida das pessoas” e lembrou que esteve “em Gaza três vezes desde o início da guerra, e a última foi a mais complicada”.   

Segundo ele, “com o passar do tempo, as pessoas perdem a esperança” e “há uma grande sensação de desorientação”.   

“Para mim e para a minha comunidade, é importante ter uma perspectiva baseada na fé sobre o que está acontecendo. Não podemos nos limitar a relatar o que está acontecendo. O fim da guerra não será o fim do conflito: devemos fazer tudo o que pudermos para manter a humanidade viva”, acrescentou.   

Pizzaballa presidiria a celebração de encerramento da festa de Santo Agostinho, mas teve que cancelar a viagem devido ao agravamento da situação no Oriente Médio.   

“A situação em Gaza hoje é muito grave. A parte sul da cidade foi quase completamente arrasada, 80% da parte norte está destruída. Há falta de comida. Além disso, e ninguém fala sobre isso, pelo terceiro ano as crianças não poderão ir à escola”, denunciou o religioso, enfatizando que “os remédios não chegam” e “sem antibióticos, é difícil tratar os feridos”.   

Por fim, Pizzaballa destacou que “muitos estão vivendo em tenda, sem nada, sem privacidade”. (ANSA).