Cardeal critica política de Israel em Gaza: ‘Injustificável’

VATICANO, 21 JUL (ANSA) – O patriarca latino de Jerusalém, o cardeal italiano Pierbattista Pizzaballa, criticou nesta segunda-feira (21) a política do governo israelense na Faixa de Gaza, classificando-a como “injustificável”, após sua visita de três dias ao enclave palestino.   

A declaração foi dada pelo religioso em entrevista à imprensa vaticana, após sua visita de três dias de apoio à comunidade da Cidade de Gaza, onde a paróquia da Sagrada Família foi atingida na última quinta-feira (17) por um bombardeio israelense que matou três pessoas e feriu outra 15.   

Pizzaballa esclareceu que a assistência do Patriarcado não se limita aos cristãos e afirmou não conseguir “entender as razões de tudo isso, lembrando que, como o Papa [Leão XIV] bem disse – e repetimos constantemente – isso é injustificável”.   

“Gostaria de esclarecer uma coisa: não temos nada contra o mundo judaico e não queremos, de forma alguma, parecer contra a sociedade israelense e o judaísmo, mas temos o dever moral de expressar com absoluta clareza e franqueza nossas críticas à política que este governo está adotando em Gaza”, enfatizou.   

Durante a entrevista, o patriarca latino também detalhou como foi sua visita a Gaza, lembrando que as imagens que permanecem com ele, em comparação com passagens anteriores, são as das “vastas extensões de tendas que não existiam antes”, o que confirma que “há mais de um milhão de pessoas sem um lugar para morar”, e a do hospital, cujas crianças estão mutiladas e cegas pelos efeitos dos bombardeios.   

“Especialmente ao longo da orla marítima, há longos trechos de tendas, onde as pessoas vivem em condições extremamente precárias, tanto em termos de higiene quanto em todos os outros aspectos”, contou.   

Por fim, Pizzaballa lembrou que os civis enfrentam uma escassez de comida, não veem vegetais ou carne há meses, e que as crianças estão cansadas. (ANSA).