Cardeal conclui visita a Gaza com missa em igreja danificada

VATICANO, 20 JUL (ANSA) – O patriarca latino de Jerusalém, o cardeal italiano Pierbattista Pizzaballa, celebrou uma missa neste domingo (20) na Igreja da Sagrada Família, única paróquia católica da Faixa de Gaza, alvo de um ataque de Israel que matou três pessoas e deixou mais de 10 feridos na última quinta-feira (17).   

A cerimônia marca o fim da visita do religioso ao enclave palestino realizada desde a última sexta (18) para expressar proximidade e solidariedade à igreja “ferida”.   

Dirigindo-se às pessoas refugiadas na Igreja, o cardeal falou da “preocupação” não apenas com a comunidade cristã, mas com toda a população de Gaza.   

“Vocês não estão esquecidos”, garantiu o patriarca, que contou com o padre Gabriel Romanelli, o pároco ferido no ataque, para celebrar a missa.   

Pizzaballa destacou ainda que, “nesta destruição, a vida ainda está presente”. “Tentemos convencer o mundo inteiro a pôr fim a esta guerra para que possamos começar a reconstruir a paz, a justiça e a reconciliação tanto na Palestina como em Israel”, acrescentou Romanelli.   

Durante a passagem por Gaza, a delegação do cardeal se reuniu com membros da comunidade cristã local, prestou condolências e solidariedade aos afetados pelos eventos recentes e levou ajuda humanitária às vítimas. (ANSA).