Cardeal brasileiro elogia interesse de jovens pelo clima

VATICANO, 30 SET (ANSA) – O cardeal brasileiro Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), afirmou nesta terça-feira (30) que o interesse dos jovens pelo clima é “uma fonte de esperança”.   

A declaração foi dada durante a coletiva de imprensa do Vaticano sobre o evento internacional em prol do clima que será realizado em Castel Gandolfo, cidade nos arredores de Roma, e contará com a presença do papa Leão XIV.   

“Estou ciente de que há um grande despertar, especialmente entre os jovens, em relação às questões ligadas às mudanças climáticas. Isso alimenta a nossa esperança”, enfatizou o cardeal.   

Spengler disse acreditar “que juntos podemos construir caminhos viáveis para que todos possam ter condições de vida dignas”.   

O cardeal explicou que “somos filhos da modernidade, vivemos sob um modelo tecnocrático guiado por uma espécie de ingenuidade que imagina que a realidade, o bem e a verdade florescem espontaneamente a partir do poder da tecnologia e da economia”.   

“Esse modelo tende a colocar o ser humano no lugar de Deus, tornando o próprio homem o maior perigo para si mesmo”, alertou.   

Durante a entrevista, o brasileiro ainda recordou o 10º aniversário da encíclica Laudato si’, do falecido papa Francisco, destacando que “é um texto paradigmático, que fez, faz e continuará a fazer história”.   

Segundo o religioso, o documento “é um texto que permanecerá como ponto de referência na história da Doutrina Social da Igreja”.   

Por fim, alertou que “não podemos evitar ou ignorar os desafios que o nosso planeta maltratado nos impõe”, principalmente porque “os sinais são irrefutáveis”. “Vivemos em tempos marcados pelo perigo! O perigo de chegar a um ponto sem retorno”, concluiu.   

(ANSA).