(ANSA) – BRASÍLIA, 07 MAG – Os arcebispos de São Paulo e do Rio de Janeiro, cardeais Odilo Scherer e Orani Tempesta, respectivamente, manifestaram na última terça-feira (6) suas expectativas em relação ao conclave iniciado hoje (7), que definirá o sucessor do papa Francisco, falecido em 21 de abril aos 88 anos.
“Escolher o sucessor de Francisco é uma missão importante após 15 dias de reflexões em Roma. Agora, finalmente chegou o momento de fazer isso”, afirmou Scherer, único entre os sete cardeais brasileiros presentes que também participou do conclave de 2013.
Segundo ele, os religiosos refletiram “profundamente” sobre os rumos da Igreja Católica e sobre o legado do pontificado anterior. “Falou-se sobre o que deve continuar, e muitos deram conselhos”, relatou.
Ontem, Scherer e Tempesta participaram, em Roma, da última congregação geral preparatória ao conclave. “Foram 12 congregações gerais. Pudemos ouvir os cardeais do mundo inteiro com suas preocupações, entendendo quais os perfis necessários para o novo papa”, comentou o cardeal do Rio de Janeiro.
Além dos dois, integram a delegação brasileira no conclave os cardeais Paulo Cezar Costa (arcebispo de Brasília), Sérgio da Rocha (arcebispo de Salvador), Jaime Spengler (arcebispo de Porto Alegre), Leonardo Ulrich Steiner (arcebispo de Manaus) e João Braz de Aviz (arcebispo emérito de Brasília). (ANSA).