Pesquisadores encontraram em âmbar o fóssil de um caranguejo da época dos dinossauros. Uma pesquisa publicada na revista científica Science Advances nesta quarta-feira (20) descreve o fóssil como “o mais completo já descoberto”. Ele pertence à espécie Cretapsara athanata, que viveu no período Cretáceo, há 100 milhões de anos, aproximadamente. O fóssil foi achado em Mianmar, país do sudeste asiático.

Foi feita uma análise por meio de uma tomografia computadorizada no animal fossilizado, a qual revelou partes do corpo dele, como as guelras (órgão respiratório), antenas, olhos e pelos finos nas partes da boca.

Os cientistas não conseguiram descobrir se o animal era um bebê, jovem ou adulto. O que se sabe é que é o fóssil de caranguejo com aparência moderna mais antigo já descoberto.

O que se acredita é que a evolução da aparência do caranguejo tenha ocorrido em um ancestral comum a todas as espécies do animal modernas. Pelo fóssil encontrado ser completo, isso ajuda os cientistas a trabalharem melhor nas pesquisas sobre a origem dos caranguejos.