MILÃO, 25 SET (ANSA) – Os astronautas que participarão da missão Artemis II, que os levará ao redor da Lua no início do próximo ano, afirmaram que a cápsula Orion foi batizada de “Integrity”.
A escolha foi decidida de forma conjunta por Reid Wiseman, comandante da operação; Victor Glover, piloto que já voou para o espaço em 2020; e os especialistas de missão Christina Koch e Jeremy Hansen.
“Basicamente, nos trancamos em uma sala até chegarmos a uma solução compartilhada”, explicaram os quatro astronautas em uma coletiva de imprensa.
A Nasa, agência espacial americana, complementou que o nome selecionado “incorpora os princípios de confiança, respeito, honestidade e humildade que caracterizam a tripulação e os muitos engenheiros, técnicos, cientistas, planejadores e sonhadores necessários para o sucesso da missão”.
“O nome também homenageia o amplo esforço integrado, desde os mais de 300 mil componentes da espaçonave até as milhares de pessoas ao redor do mundo que precisam se unir para viajar até a Lua e voltar, inspirar o mundo e traçar o curso para uma presença de longo prazo na Lua”, afirmou a Nasa.
A Artemis II, que durará cerca de 10 dias, será a primeira missão tripulada a chegar à Lua desde a Apollo 17 (1972), abrindo caminho para a Artemis III, que prevê um pouso nas proximidades do Polo Sul do satélite natural da Terra em 2027.
(ANSA).