O governador Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, publicou em seu perfil no X (antigo Twitter) um corte de um vídeo no qual o cantor Renato Russo diz ser um “capitalista nato”. O post foi visto como uma resposta ao filho do artista, Giuliano Manfredini, que notificou extrajudicialmente o partido Novo após o uso da música “Que País É Este” em um evento político sem autorização.
+ Zema diz que não se pode colocar interesse pessoal acima do País ao citar Eduardo
+ 25 anos da morte de Renato Russo: relembre carreira e vida do cantor e compositor
Confira a publicação:
Concordo 100% com Renato Russo:
– um país deve preservar suas tradições
– família é a base de tudo
– capitalismo é o melhor sistema de governo para gerar riqueza e tirar as pessoas da pobrezaViva Legião! pic.twitter.com/ZlKpghFU2o
— Romeu Zema (@RomeuZema) August 19, 2025
Na publicação, Zema colocou um vídeo em que Renato Russo é perguntado de que forma vê a família, a tradição e a propriedade. O cantor da banda Legião Urbana responde ironicamente que não gosta de se envolver em polêmicas.
“Tradição eu acho que é uma coisa que seria bom se nosso País tivesse. Família, eu gosto muito da minha família. Propriedade é uma coisa que eu estou querendo aumentar ao máximo, eu quero muitas propriedades, sou um capitalista nato”, disse o cantor no corte.
Na legenda do post, Zema escreveu que “concorda 100%” com Renato Russo, afirmando que a família é a “base de tudo”, um país deve “preservar suas tradições” e o capitalismo “é o melhor sistema de governo para gerar riqueza”.
Notificação extrajudicial
Uma notificação extrajudicial foi enviada por Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo e responsável pelo espólio da banda Legião Urbana, ao partido Novo após o uso da música “Que País É Este” no evento de lançamento da pré-candidatura de Romeu Zema à Presidência da República.
Manfredini acusa o uso não autorizado da música em uma postagem no Instagram oficial do governador, destacando que não houve solicitação prévia para a utilização da obra em ambiente político-partidário.
Endereçada à sede do partido Novo em Minas Gerais, a notificação exige que Zema e o partido se abstenham de utilizar a música Que País é Este em quaisquer futuras publicações ou eventos, tanto no Instagram quanto em outras plataformas.
A canção” Que País é Este”, lançada em 1987, se tornou um dos hinos de crítica social e política do Brasil, marcada por versos que questionam corrupção, desigualdade e a falta de perspectivas.
*Com informações do Estadão